Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A96LSE
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Violência, clima e expectativas escolares: evidências das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Autor(es): Luiza Meira Bastos
Primeiro Orientador: Claudio Chaves Beato Filho
Primeiro Coorientador: Flavia Pereira Xavier
Primeiro membro da banca : Braulio Figueiredo Alves da Silva
Segundo membro da banca: Nigel Pelham de Leighton Brooke
Resumo: O objetivo desta dissertação é compreender a relação entre violência e organização escolar, e como esses fatores interferem na expectativa de escolaridade dos alunos. A análise se estrutura em duas etapas: a primeira procura entender como os fatores da eficácia coletiva influenciam a ocorrência de atos infracionais dentro das escolas. A segunda, trabalhando com o conceito de expectativas de escolaridade, inclui a violência no conceito de clima escolar presente na teoria da eficácia escolar, para entender como a organização da escola afeta as expectativas de escolaridade dos alunos. Para tanto, foram utilizados dados do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - sobre as escolas mineiras e dados de uma pesquisa amostral do CRISP Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública - sobre a violência escolar na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados da análise econométrica sugerem que a capacidade de organização da escola afeta a ocorrência de violência dos alunos. O aluno ser vítima de agressão, furto ou roubo dentro da escola ou a identificação da existência de gangue impacta negativamente na sua percepção sobre o clima escolar. A melhora do clima escolar, por sua vez, exerce efeito positivo sobre a expectativa de alta escolaridade dos adolescentes. Eventos de violência possuem efeito indireto - através do clima escolar - sobre a expectativa de alta escolaridade. Depreende-se, portanto, que, trabalhar com a eficácia coletiva para o entendimento organizacional da escola, não só afeta diretamente os eventos de violência, como ajuda, indiretamente, os alunos na perspectiva de escolaridade.
Abstract: The aim of this work is to understand the relation between violence and school organization, and how these factors influence the expectation about students schooling. The analysis is divided in two stages: the first one seeks to understand how factors of collective efficacy influence the occurrence of infractions within schools. The second one works with the concept of schooling expectations and includes violence in the concept of school environment, which is present in the theory of school effectiveness, in order to understand how school organization affects the expectation about students' schooling. To this end, INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - data were used about schools of Minas Gerais as well as data from a sample survey of CRISP - Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública - about school violence in Belo Horizontes metropolitan area. Econometric analysis results suggest that school organizational ability affects the occurrence of violence committed by students. The perceived school environment is negatively impacted by students being victims of assault or theft within school or the identification of the existence of gangs. The improvement in school environment has, in turn,a positive effect on expectations about high schooling rates among adolescents. Events of violence have an indirect effect via school schooling - on the expectations of high schooling rates. It can thus be inferred that working with collective efficacy for school organizationalunderstanding not only directly affects events of violence, but it also indirectly helps students as far as educational perspective is concerned.
Assunto: Sociologia
Violência escolar
Escolas públicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A96LSE
Data do documento: 1-Mar-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_luiza_meira_bastos.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.