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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Arte e loucura, possíveis encontros: ensino de Artes Visuais dentro do CAPS-I Centro de Atenção Psicossocial Sá Biquinha Oliveira-MG
Autor(es): Thamires Cristina da Silveira
primer Tutor: Antonia Dolores Belico Soares
primer miembro del tribunal : Geraldo Freire Loyola
Segundo miembro del tribunal: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumen: Esta pesquisa se refere a um levantamento bibliográfico acerca da trajetória do Ensino de Artes Visuais no Brasil, quanto ao seu percurso histórico, e o relato de uma intervenção de Ensino de Artes Visuais no contexto de uma oficina de bordado alocada no CAPS-I Centro de Atenção Psicossocial Sá Biquinha no município de Oliveira Minas Gerias. A Arte Educação no Brasil passou por diversas transformações e foi fortemente influenciada pelos modelos norte americanos. Levando-se em consideração também, questões de ordem política e movimentos artísticos referentes a cada época. Atualmente, o Ensino de Artes Visuais vem ganhando maior espaço de consolidação e empoderamento quanto a um conteúdo essencial no currículo formal. E, por conseguinte tem sido validada no cotidiano das práticas de ensino como uma área do conhecimento que transpõe o espaço das salas de aula, atingindo novos públicos. Sob essa ótica da busca de novos campos de Ensino de Artes Visuais, é que se pode propor uma intervenção dentro de um dispositivo de saúde metal. A partir do movimento da Reforma Psiquiátrica, houve um avanço no sentido de garantia de direitos e de reconhecimento de cidadania aos chamados loucos. Nesse contexto, o Ensino de Artes Visuais trilha um caminho de invenção de metodologias para ensinar a Arte fora do ensino formal, culminando em uma nova abordagem e aplicabilidade para a função social a que se propõe. Desta forma, concluiu-se que os campos de atuação do Arte Educador são cada vez mais extensos e requerendo do profissional um exercício de constante de estudo, de planejamento e de conhecimento. Por derradeiro, o Ensino de Artes Visuais se mostra uma ferramenta útil e possível de acolher a qualquer público inclusive a dita loucura.
Asunto: Arte e doença mental
Arte e sociedade
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FEQ7
Fecha del documento: 12-dic-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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