Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGL2
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Fotografia e cidadania: contribuições do ensino de Artes Visuais para a construção/afirmação da identidade e exercício da cidadania de crianças e adolescentes |
Authors: | Bianca Aparecida Lage Barra |
First Advisor: | Gabriela Maria Garzon |
First Referee: | Joao Augusto Cristeli de Oliveira |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma experiência de ensino/ aprendizagem de artes visuais em ambiente não formal de educação baseada na proposta da Abordagem Triangular e nos apontamentos da Pedagogia do Oprimido. O objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições do ensino de fotografia para um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, bem como as contribuições para o exercício da cidadania, a efetivação de direitos e afirmação e/ou construção da identidade. Além disso, o trabalho apresenta a importância de incorporar nas práticas de ensino de artes a leitura visual a fim de promover um desenvolvimento crítico do educando. |
Subject: | Fotografia Arte e sociedade Arte studo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FGL2 |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_final_bianca_barra__polo_juiz_de_fora.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.