Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Ensino de arte e a educação especial
Autor(es): Luciana Aparecida de Souza
Primeiro Orientador: Eliette Aparecida Aleixo
Primeiro membro da banca : Willi de Barros Goncalves
Segundo membro da banca: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar alguns apontamentos teóricos sobre a prática do ensino da Arte, na tentativa de investigar as possibilidades deste ensino para crianças com necessidades especiais, inseridas no ensino regular. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e aplicação de questionário para duas professoras da rede Estadual de ensino que possuem em sua turma alunos com necessidades especiais, o que possibilitou verificar sobre a importância do ensino da Arte na educação formal, atendendo a todas as crianças, consideradas de inclusão ou não. Considera-se importante a presença de um profissional capacitado, no caso o professor, que entenda as dificuldades ou facilidades dos alunos e respeite suas limitações. Contata-se que a educação especial passou por profundas transformações impulsionadas pelos movimentos sociais, que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporando aos poucos ao sistema educacional regular a integração dos alunos com alguma necessidade especial. Ao final deste estudo foram apresentadas algumas considerações, apontando que existe a possibilidade do ensino da Arte ser ensinado e aprendido por todos os alunos, inclusive os considerados de inclusão. Consideraram-se importantes novas discussões sobre o assunto, para que o ensino da Arte possa contribuir de modo significativo neste contexto da educação especial.
Assunto: Educação especial
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GJ4M
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o_ensino_de_arte_e_a_educa__o_especial____monografia___luciana_aparecida_de__souza.pdf393.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.