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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Formas de representação da cultura tradicional de Cabinda em processos educacionais das Bakama
Autor(es): Miguel Raul Mazissa Zinga
primer Tutor: Luiz Alberto Oliveira Goncalves
primer Co-tutor: Francisco Angelo Coutinho
primer miembro del tribunal : Sandra de Fatima Pereira Tosta
Segundo miembro del tribunal: Rogerio Correia da Silva
Tercer miembro del tribunal: Vanicleia Silva Santos
Resumen: A presente tese tem como título: Formas de representação da cultura tradicional de Cabinda em Processos educacionais das Bakama. Teve como principal objetivo estudar os processos educacionais das Bakama. Dentro desse contexto, (1) conhecer os principais rituais que envolvem a identidade das Bakama do ponto de vista cultural, (2) conhecer a relação educativa que se estabelece entre as gerações adultas e as crianças e jovens, (3) compreender como os sujeitos da comunidade se tornam Bakama, (4) conhecer o significado que os atores culturais atribuem às máscaras e rituais do grupo. Com base aos objetivos desta pesquisa, realizou-se a seguinte pergunta de investigação: Que rituais compreendem os processos de transmissão dos saberes no interior da comunidade das Bakama? O problema levantado permitiu definir as seguintes questões: (1) Como um indivíduo da comunidade se torna Bakama? (2) Que significados os integrantes das Bakama atribuem as máscaras? (3) Que significados atribuem aos rituais do grupo? (4) Como a geração adulta educa a geração mais nova para a socialização dos valores e regras da comunidade em função das Bakama? (5) Que tipo de rituais identifica a funcionalidade social das Bakama? (6) Como é feita a sucessão ao trono das Bakama? (7) Qual é a origem das Bakama? Do ponto de vista metodológico para obtenção de dados foram realizadas entrevistas com líderes dos cinco grupos de Bakama, e entrevista de grupo mediante roda de conversa com jovens e crianças da comunidade das Bakama de Tchizo. Também foram realizadas observações de dança e do ritual fúnebre relacionado com as Bakama do Tchizo, mediante uso de filmagem para facilitar a observação e posterior análise. Do ponto de vista teórico trabalhou-se conceitos sobre cultura e civilização e, cultura tradicional africana. Os resultados obtidos nos permitem afirmar que: as Bakama são uma sociedade secreta e seu secretismo provém da cosmologia enigmática de suas máscaras; possuem origens mitológicas através da sereia Lusunzi e, apesar de não se saber ao certo a data de sua origem, este estudo estima que sua origem data desde aproximadamente em 1491; os conhecimentos sobre o grupo são passados dos mais velhos às crianças, com maior participação da mulher na qualidade de mãe; possuem ritual de iniciação ao grupo, leis e normas que regulam tanto os membros do grupo bem como a sociedade; dos cinco grupos identificados como sendo Bakama inicialmente, três se identificam como sendo Bakama, e dois se identificam como sendo Zindunga.
Abstract: This thesis is entitled: representation forms of traditional culture of Cabinda in Educational processes of bakama. It aimed at studying the educational processes of bakama. In this context, (1) knowing the main rituals involving the identity of bakama from the cultural point of view, (2) meeting the educational relationship established between the adult generations, children and youth, (3) understanding how the community subjects become bakama, (4) knowing the meaning that cultural actors attach to masks and rituals of the group. Based on the objectives of this research I posed the following research question: What rituals include the transmission of knowledge processes within the bakama community? The raised problem allowed me to define the following questions: (1) How a community individual becomes bakama? (2) Which meanings do members of bakama attach to the masks? (3) Which meanings do they attach to the rituals of the group? (4) How an adult generation educates the younger generation to the socialization of the community values and rules according to bakama? (5) What kind of rituals identifies the social functionality of bakama? (6) How is the succession to the throne of bakama? (7) What is the origin of bakama? From a methodological point of view to obtaining data, there were undertaken interviews conducted with leaders of the five groups of bakama. Also, there was a group of interview through round table conversation with youth and children of the community of bakama of Tchizo. They were also performed dance and observations of the funeral ritual related to the bakama Tchizo by shooting use to facilitate observation and further analysis. From a theoretical point of view, there was an approach around the concepts of culture, civilization and traditional African culture. The results allow us to state that: the bakama are a secret society and its secrecy comes from the enigmatic cosmology of their masks; they have mythological origins through Lusunzi mermaid and despite not knowing for sure the date of its origin, this study estimates that its origins date from approximately in 1491; knowledge of the group are passed from older children, with greater participation of women in the quality of the mother; they have a ritual of initiation ritual to the group, laws and regulations that regulate both the group members and the society; the five groups identified as being bakama, first three are identified as bakama, and two are identified as Zindunga.
Asunto: Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA2GL2
Fecha del documento: 10-dic-2015
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