Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9MAM
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O dicionário como instrumento auxiliar na leitura em língua estrangeira
Authors: Jeronimo Coura Sobrinho
First Advisor: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
First Referee: John Robert Schmitz
Second Referee: Laura Stella Miccoli
Abstract: Estudos realizados em diversos países mostram que o uso de dicionários auxilia na aprendizagem de vocabulário e na compreensão de textos em língua estrangeira. O desconhecimento da potencialidade dos dicionários tanto por parte de professores como de alunos provoca o mal aproveitamento do que pode se tornar um suporte fundamental na autonomia do leitor. No Brasil, embora sejam amplamente usados, o uso de dicionários como instrumento auxiliar na aprendizagem de línguas estrangeiras não tem sido objeto de investigação. Assim, um quasi-experimento foi feito para investigar a influência do uso de dicionário unilingüe no processo de leitura. Os dados foram coletados em turmas de curso de Prática de Leitura em Francês para estudantes brasileiros, e mostraram que: 1) O uso de dicionário unilíngüe (francês-francês) durante a leitura de textos autênticos contribui para a compreensão dos mesmos; 2) de cada quatro consultas ao dicionário, três são bem sucedidas, mesmo quando o leitor não conhece as características do dicionário em questão, e sem treinamento sobre seu uso; 3) substantivos e adjetivos são responsáveis pela maioria das consultas, sendo que as consultas bem sucedidas se referem principalmente a conjunções, numerais, locuções prepositivas e substantivos, enquanto que as buscas mal sucedidas se referem a pronomes, locuções verbais e verbos; 4) a definição é parte do dicionário unilíngüe mais consultada, seguida dos sinônimos; 5) o grau de dificuldade do texto interfere no sucesso nas buscas ao dicionário. Os dados de retrospecção mostraram que os leitores têm consciência da necessidade de se fazer uso de estratégias de leitura que possibilitam a compreensão global do texto, antes da utilização de dicionários.
Subject: Enciclopédias e dicionários
Leitura
Línguas Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9MAM
Issue Date: 18-Dec-1998
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgestudoslinguisticos_jeronimocourasobrinho_dissertacaomestrado.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.