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dc.contributor.advisor1Eduardo Gontijo Carranopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Paulo Eduardo Maciel de Almeidapt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Hiroshi Caldeira Takahashipt_BR
dc.contributor.referee2Elizabeth Fialho Wannerpt_BR
dc.creatorEric Wilian Lage Gonzagapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:33:19Z-
dc.date.available2019-08-10T15:33:19Z-
dc.date.issued2016-02-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAKQQX-
dc.description.abstractNowadays large cities deal with serious problems in trac management. Those problems demand urgent expansion of the road network. However, usually it is not feasible due to the lack of space or due to high costs involved. Therefore, a trac engineering that provides fast and ecient solutions becomes essential. Among the possible strategies, the trac light programming optimization arises as an interesting choice, since it is an eective and low-cost solution. Several studies propose to optimize the trac light programming by maximizing the average speed of vehicles on road networks. However, many of these works use trac simulators to evaluate candidate solutions, which can become a problem to the optimization process. These simulators require high runtime, which prevents the optimization of trac light time in real time. Furthermore, the obtained solutions are evaluated for a single vehicle ow scenario, which causes doubts about its behaviour in the real world, in which vehicle ow can varies signicantly along the day and from one day to another. Because of these limitations, the aim of this study is to propose two new architectures, which use deterministic mathematical models, in order to obtain robust and optimized trac light programming in real time. Theseapproaches aim to minimize the time spent by vehicles to travel on network. Experiments were performed using mono and multi-objective optimization algorithms for real scenarios and they indicated the success of such architectures for this purpose.pt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, as médias e grandes cidades passaram a conviver com sérios problemas de gerenciamento do tráfego e congestionamentos em suas vias urbanas. Esses problemastornaram a expansão da malha viária uma necessidade iminente. Porém, isso nem sempre é viável, seja por falta de espaço ou pelo alto custo. Portanto, uma engenharia de tráfego que dê soluções práticas, rápidas e ecientes se torna essencial. Dentre as estratégias possíveis,a otimização da programação semafórica se mostra interessante, visto seu potencial e baixo custo. Diversos trabalhos buscam otimizar a programação semafórica de forma a maximizar a velocidade média dos veículos nos trechos. Contudo, muitos deles utilizam simuladores detráfego para avaliar os indivíduos gerados pelos algoritmos de otimização, o que se tornou um gargalo para o processo de otimização. Devido ao seu alto tempo de execução, esses simuladores impedem a otimização da programação semafórica em tempo real. Além disso, as programações obtidas eram avaliadas para apenas um cenário de uxos de veículos no trecho, o que trazia dúvidas a respeito de seu funcionamento no mundo real, onde os uxos podem variar ao longo dodia. Tendo em vista essas limitações, o objetivo deste trabalho é propor duas novas arquiteturas, que utilizam de modelos matemáticos determinísticos, a m de obter programações semafóricas otimizadas e robustas em tempo real que minimizem os tempos gastos pelos veículos para percorrerem determinados trechos. Assim, foram realizados testes com o uso de algoritmos de otimização mono e multiobjetivo para trechos reais e os mesmos indicaram o sucesso dasarquiteturas para esse objetivo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.titleOtimização da programação semafórica com base em modelos matemáticospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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