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dc.contributor.advisor1Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Janayna Alves Brejopt_BR
dc.contributor.referee2Maria Ines Mafra Goulartpt_BR
dc.contributor.referee3Veronica Mendes Pereirapt_BR
dc.creatorElaine Conceicao Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:37:53Z-
dc.date.available2019-08-11T23:37:53Z-
dc.date.issued2016-06-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ACFG7F-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to comprehend and analyze how children from five to six years of age in a primary school classroom interacted in groups within the environment of a Municipal Childrens Education Unit (UMEI), in Belo Horizonte/ Minas Gerais (Brazil). The theoretical reference used iscomposed of contemporary studies on Childhood and Childhood Education, with emphasis on the Sociology of Childhood, based on studies of Historical-Cultural Psychology and Social Psychology.The central concepts are geared towards understanding the institutional environment, and of the formation of groups and interactions between the children, as well as the culture of pairs and cultures of childhood.. From the theoretical-methodological point of view, we employed qualitativeresearch employing the instruments of participant observation, document analysis and semistructured interview with the two teachers that worked directly with the children. Observations were recorded in a field diary, on video and in photographs. Analyses revealed that institutional environment acted as a regulator of interactions between children. We noted different interactions and organizations of groups of children within the distinct environments of the institution. More open spaces had a lesser quantity of artifacts and short-lived interactions with different partners. Closed off spaces had a greater number of artifacts and produced longer interactions between children. Research results also showed that the children used so reiterated some strategies to develop their interactions, with actions that sought to bring about the entry and permanence in peer groups. The following behaviors were identified: a request or invitation to develop an action and interference like entry strategies, and dialog and cooperation like permanence strategies, as well as support or help was noted as a strategy for entry and permanence. Every strategy used by the children received a positive or negative response and both the strategy and response could be verbalor non-verbal. With regard to the childrens perspective about group participation, it was identified that for the children surveyed, participating in a group meant being the friend of the other. Friendship presented itself as a condition for being in the group, or could be created based on thedevelopment of joint actions.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo compreender e analisar como as crianças de cinco e seis anos, integrantes de uma turma da Educação Infantil, interagiam em grupos no ambiente de umaUnidade Municipal de Educação Infantil (UMEI), em Belo Horizonte/Minas Gerais (Brasil). O referencial teórico utilizado foi composto por estudos contemporâneos sobre a Infância e a Educação Infantil, com destaque para a Sociologia da Infância, com sustentação em estudos daPsicologia Histórico-Cultural e da Psicologia Social. Os conceitos centrais voltam-se para o entendimento do ambiente institucional, da formação de grupos e interações entre as crianças, e da discussão de cultura de pares e de culturas da infância. Do ponto de vista teórico-metodológico, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos a observação participante, a análise de documentos e entrevista semiestruturada com as duas professoras que trabalhavam diretamente com as crianças. As observações foram registradas em diário de campo, videogravação e fotografias. As análises revelaram que o ambiente institucional atuava como um regulador das interações entre as crianças. Constataram-se diferentes interações e organizações de grupos de crianças nos distintos ambientes da Instituição. Espaços amplos apresentavam menor quantidade de artefatos e interações de curta duração com parceiros diferentes. Espaços mais fechados possuíam maior quantidade de artefatos e apresentavam interações mais duradouras entre as crianças. Os resultados da pesquisa demonstraram, ainda, que as crianças utilizavam de modo reiterado algumas estratégias para desenvolver suas interações, com ações que almejavam a entrada e permanência nos grupos de pares. Foram identificados os seguintes comportamentos: pedido ou convite para desenvolver uma ação e interferência como estratégia de entrada; e diálogo e cooperação como estratégia de permanência, além de apoio ou ajuda para as duas finalidades. Toda estratégia utilizada pelas crianças recebia uma resposta positiva ou negativa e tanto a estratégia quanto resposta podiam ser verbais ou não verbais. No que tange à perspectiva das crianças sobre a participação nos grupos, identificou-se que, para as crianças pesquisadas, participar de um grupo significava ser amigo do outro. A amizade se apresentava como uma condição para estar no grupo, ou podia ser criada a partir do desenvolvimento de ações conjuntas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectGrupo de criançaspt_BR
dc.subjectAmbiente institucionalpt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAnalise de interação em educaçãopt_BR
dc.subject.otherAmbiente escolarpt_BR
dc.titleSe você estiver aqui, você é nossa amiga, senão não é: as interações entre um grupo de crianças no ambiente da Educação Infantilpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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