Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4NXY
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Permanência, mudança ou silenciamento: o que os livros de Geografia para o ensino fundamental dizem(ou não) acerca das pessoas com deficiência?
Autor(es): Reinaldo de Freitas
Primeiro Orientador: Rogata Soares Del Gaudio
Primeiro membro da banca : Doralice Barros Pereira
Segundo membro da banca: Valeria de Oliveira Roque Ascencao
Terceiro membro da banca: Sonia Maria Rodrigues Calado
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência nos diversos setores da sociedade é um paradigma relativamente recente no Brasil. A partir da década de 1990, o termo inclusão passou a designar ações nas quais a sociedade se organiza para atender às necessidades da pessoa com deficiência, a fim de possibilitar a convivência de todos em um único sistema. Desde 1998, de acordo com dados do censo escolar realizado pelo INEP, o número de matrículas de alunos com deficiência em classes regulares vem aumentando progressivamente, o que tem demandado uma resposta rápida por parte dos sistemas educacionais para efetivar o processo de inclusão e possibilitar uma educação de qualidade para todos. A produção de materiais didáticos ajustados a esse novo contexto, a partir da veiculação de representações positivas da diversidade de nossa sociedade, é uma ação importante nesse processo. Uma vez que na construção de um projeto educacionalinclusivo um conjunto de leis que garante direitos às pessoas com deficiência no Brasil vem sendo elaborado ao longo das últimas duas décadas, e que seria coerente que os marcos legais que parametrizam a produção de materiais didáticos incorporassem essas normas, esta pesquisa tem por objetivo identificar como os discursos, tanto nos documentos oficiais (editais e guias de livros didáticos), quanto nas coleções didáticas de Geografia já que o livro é um produtor de significados, fruto de um projeto educacional e sujeito a vários imperativos do mercado (TONINI, 2003) , respondem às mudanças promovidas pelas políticas de inclusão no Brasil. Para tal, elegemos coleções didáticas que estiveram presentes em todas as edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para melhor acompanhar as mudanças no tratamento dado a essa temática e assim identificar os reflexos da legislação nas concepções por trás da representação de nossa sociedade, e, por conseguinte da inclusão de pessoas com deficiência e das questões vinculadas à promoção da cidadania. Selecionamos quatro edições alternadas do PNLD, por acreditarmos que dessa forma poderíamos identificar modificações significativasnas coleções. Deste modo, analisamos os livros de duas coleções didáticas destinadas ao 6º e 7º anos séries para as quais as temáticas apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs) podem contemplar pessoas com deficiência , nas edições do PNLD de 1999, 2005, 2011 e 2014. Como aporte metodológico para a análise dos documentos e livros didáticos, recorremos à Análise do Discurso, uma vez que esta metodologia valoriza o que é dito e o queé apreendido pela sociedade a partir do discurso (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2014). Consideramos ainda as contribuições dos estudos de Faria (2009), Fiorin (2013), Gregolin (1995), entre outros. A partir da identificação dos temas e figuras, de trechos destacados doseditais e guias para escolha dos livros didáticos, e do percurso semântico delineado pela análise empreendida nesta pesquisa, constatamos que os editais exercem grande influência na conformação da representação de segmentos de nossa sociedade nos livros didáticos, e que carecem de reformulação mais incisiva para promover representações mais ajustadas à realidade das escolas e da sociedade de forma geral.
Abstract: The inclusion of disabled people in several sectors of society is a relatively recent paradigm in Brazil. Since the 1990s, the term inclusion began to designate actions through which society organizes itself in order to cater to the needs of people with disability, aiming at enabling coexistence for everyone within the same system. Since 1998, according to the school census carried out by INEP, the number of enrollments of disabled students in regular classes has gradually increased, demanding a quick response from the educational system so as to makeinclusion effective and to provide quality education for all. The production of textbooks adapted to this new context in an important action in this process, through the broadcasting of positive representations of diversity in our society. In the construction of an inclusive educational project, a set of laws guaranteeing the rights of people with disability in Brazil has beenelaborated in the last two decades. In addition, it would be coherent that the legal framework shaping the production of pedagogical material considered these new norms. This research aims at identifying how resources, both in official documents (notices and textbook guides) and in textbook collections on Geography since the book is a producer of meanings, result of an educational project and subject to several impositions from the market (TONINI, 2003), respond to the changes promoted by inclusion policies in Brazil. In order to do so, textbookcollections were selected according to their presence in all editions of the National Program for Textbooks (PNLD, in Portuguese) aiming at better following the changes in treatment of this theme, identifying the reflections of the legislation conceived around the representation in oursociety and, therefore, identifying the inclusion of people with disability and issues related to promoting citizenship. Four alternate collections were selected from PNLD due to the belief that significant modifications might be identified in them. Thus, this research analyses the booksof two textbook collections targeted to the 6th and 7th grades of Middle School grades for which the themes designated by the National Curricular Parameters (PCNs, in Portuguese) may contemplate disabled people in PNLD editions from 1999, 2005, 2011 and 2014. Asmethodological background for the analysis of documents and pedagogical materials, Discourse Analysis was chosen because such a methodology values what is said and retained by society from speech (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2014). Other studies considered include Faria (2009), Fiorin (2013), Gregolin (1995), among others. From the identification of theme and pictures, highlighted excerpts from notices and guides for choosing textbooks and the semantic trajectory designed by the analysis carried out in this research, results indicate thatnotices cast great influence in the conformity of representation towards segments of our society, lacking a more incisive reformulation in order to promote more adjusted representations for the reality of schools and society in a broader sense.
Assunto: Geografia 
Livros didáticos 
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) -
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AD4NXY
Data do documento: 24-Jun-2015
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