Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQNXV
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ana Maria Rabelo Gomespt_BR
dc.contributor.referee1José Ribamar Bessa Freirept_BR
dc.contributor.referee2Veronica Mendes Pereirapt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Alberto Oliveira Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee4Rogerio Correia da Silvapt_BR
dc.creatorJosué Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T16:44:04Z-
dc.date.available2019-08-14T16:44:04Z-
dc.date.issued2016-02-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-ADQNXV-
dc.description.abstractThe thesis brings, above all, own forms of learning of the child belonging to the Kaingang People of Nonoai Indigenous Territory (RS). Their ways of socializing in the group from their daily life and in ritualistic moments, weddings, girl's rite of passage to women, the formation of a spiritual leader (Kujá) and cultural events inherent to the day of the Indian, "April 19th". These moments only happen in the hamlet in specific times and contexts. In these moments the child comes into collision with what is hers and the ways of acting, taking in the sights the other's gaze, especially when the other is not an Indian. I intend, over the thesis, to realize the child's views on the part of older, mostly parallel to other languages of conceiving a child with that, over time, the Kaingang families were being affected by the arrival of the school, religion, the surrounding culture. I also present an actual conversation with the children and from children, their desires, their conceptions about themselves. In the research I seek for a dialogue on child anthropology field, with interfaces to other different areas as education, communication, sociology and museology, but it is in the everyday child's doings, in the analysis of their own contexts of teaching, learning and socialization that the study is justified, sets up and takes shape.pt_BR
dc.description.resumoA tese traz, sobretudo, as formas próprias de aprendizagem da criança pertencente ao Povo Kaingang da Terra Kaingang Nonoai (RS), suas maneiras de ser no grupo a partir do seu cotidiano e em momentos ritualísticos, casamentos, ritual de passagem da menina para mulher, formação de um líder espiritual (Kujá) e as manifestações culturais inerentes ao dia do kaingang, 19 de abril. Esses momentos só acontecem na aldeia em tempos e contextos específicos. Nesses momentos a criança entra em choque com o que é seu e as formas de representar, tendo em vistas o olhar do outro, principalmente quando o outro não é um kaingang. Busco perceber as concepções da criança por parte dos mais velhos, sobretudo paralelo a outras linguagens de conceber a criança com que, ao longo do tempo, as famílias kaingang foram sendo acometidas com a chegada da escola, da religião, da cultura envolvente. Apresento também uma conversa atual com e a partir das próprias crianças, seus anseios, as concepções delas sobre elas mesmas. Na pesquisa busco um diálogo no campo da antropologia da criança, com interfaces para outras diferentes áreas do conhecimento como educação, comunicação, sociologia e museologia, mas é nos fazeres cotidianos da criança, na análise dos seus contextos próprios de ensino, aprendizagem e socialização que o estudo se justifica, fixa-se e ganha forma.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnosaberespt_BR
dc.subjectCriança kaingangpt_BR
dc.subjectAntropologia da criançapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação kaingangpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherRitos e cerimoniaspt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherIndios Kaingangpt_BR
dc.subject.otherAntropologia educacionalpt_BR
dc.titleEnquanto os adultos brincam: Introdução aos processos próprios de ensino-aprendizagem da criança kaingangpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
enquanto_os_adultos_brincam.pdf3.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.