Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AHFQ4X
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Desigualdades nas condições de aprendizado em escolas públicas municipais de São Luís-Maranhão: um estudo de caso
Autor(es): Flávia Fernanda Santos Silva
Primeiro Orientador: Maria Teresa Gonzaga Alves
Primeiro membro da banca : Cacilda Rodrigues Cavalcanti
Segundo membro da banca: Flavia Pereira Xavier
Resumo: A literatura sociológica registra, desde a década de 1960, que a origem socioeconômica e cultural das famílias dos alunos explica a maior parte das desigualdades no desempenho escolar. A partir de 1970, os estudos sobre os estabelecimentos de ensino questionaram tal determinismo ao destacar que os fatores escolares não deveriam ser negligenciados. No Brasil, essas pesquisas são mais recentes e os resultados nacionais corroboram com essas últimas conclusões. O interesse desta pesquisa surgiu do questionamento sobre os resultados negativos do estado do Maranhão nas avaliações de larga escala, fato que se apresenta na contramão da tendência de melhoria observada na maioria dos estados brasileiros, inclusive aqueles com contexto socioeconômico semelhante na mesma região do País. O objetivo desta dissertação é investigar fatores escolares onde uma grande parcela de alunos não consegue atingir um aprendizado adequado para a etapa escolar em que se encontram. Com base na literatura educacional e na realidade local, destacaram-se alguns fatores associados às escolas que poderiam explicar esse fenômeno. Esta pesquisa investigou os fatores infraestrutura, recursos, formação docente políticas pedagógicas e de currículo. Foram investigadas duas escolas da rede municipal de São Luís, selecionadas por meio de modelos estatísticos que controlam o nível socioeconômico dos alunos e permitem identificar escolas que têm efeitos positivo e negativo em relação à estimativa média das escolas do País. Nessas escolas foram realizados estudos de caso comparativos com uso de dados secundários das escolas que são disponíveis para acesso público, além da observação e entrevistas com os professores que ministram as disciplinas (Língua Portuguesa e Matemática) e séries avaliadas pela Prova Brasil (5º e 9º ano do Ensino Fundamental), coordenadores e gestores das escolas. Os resultados mostram que os professores que atuam nas áreas avaliadas têm qualificação adequada. Apesar disso, as escolas têm muitas falhas em relação aos itens de infraestrutura/recursos, que constituem obstáculos reais para os processos educacionais. A existência de unidades escolares denominadas de anexos, com condições mais precárias ainda de atendimento, são vistas pelos sujeitos das escolas como prejudicais ao aprendizado e às condições de trabalho dos professores. Observou-se que esses consideram que o cumprimento do currículo vem sendo prejudicado, e os alunos não têm acesso a conhecimentos essenciais, situação que tem sido revelada nos resultados da Prova Brasil. Esta pesquisa contribuiu para o fortalecimento das pesquisas educacionais sobre efeito escola ao destacar como as evidências estatísticas se configuram no dia a dia dos estabelecimentos de ensino. Os resultados ilustram a associação entre condições socioeconômicas dos alunos, precariedade de infraestrutura/recursos e a desvalorização do aprendizado e do currículo por parte da gestão pública, que resultam nos indicadores oficiais negativos do Estado.
Abstract: Since the 1960s, the sociological literature has registered that the socioeconomic background and the culture of the families of students may explain most of the inequalities in school performance. Since 1970, studies of educational institutions questioned such determinism while emphasizing that school factors shoud not be neglected. In Brazil, these studies are more recent and the national results corroborates these last conclusions. . The interest of this research came about on the questioning over the negative results of the state of Maranhão in the large-scale assessments, a fact which is presented as in opposite direction of the improving trend seen in most Brazilian states including those with similar socio-economic context in the same region of the country. The objective of this dissertation is to investigate school factors where a large portion of students cannot achieve adequate learning for school stage they are in. Based on the educational literature and the local reality, some factors associated with schools that could explain this phenomenon were highlighted. This research investigated the following factors: infrastructure, resources, teacher training, pedagogical policies and curriculum. Two municipal schools from the city of São Luís were investigated, selected through statistical models that control the socioeconomic status of students and that enable the identification of schools that have positive and negative effects on the average estimate of schools in the country. In these schools studies of comparative case were carried out, by using secondary data from schools that are available for public access, as well as the observation and the interviews with teachers who teach subjects (Portuguese Language and Mathematics) and grades assessed by Test Brazil (5th and 9th grade), coordinators and managers of schools. The results show that teachers who performs in the assessed area have appropriate qualification. On spite of this, the schools have many failures regarding infra-structure items which are real obstacles to the educational processes. The existence of school units called "attachments" with even more precarious service conditions are seen by the individuals of the schools, as harmful to the learning process and working conditions of teachers. It was observed that they consider that the implementation of the curriculum has been harmed, and students do not have access to essential knowledge, a situation that has been revealed in the results of the trial Brazil. This research has contributed for the strengthening of the educational researches over the effect of the school once it highlights how statistical evidences are set in the day by day of the Educational Institutions. The results above illustrate the association / resources and devaluation of the learning and curriculum by the public administration, which results in official negative indicators of the state.
Assunto: Maranhão (MA) Educação
Aprendizagem Avaliação
Curriculos
Educação
Ensino fundamental
Avaliação educacional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AHFQ4X
Data do documento: 25-Jul-2016
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