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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Desempenho cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes com doença renal crônica pré-dialítica
Autor(es): Silvia Mendonca da Matta
primer Tutor: Arthur Melo e Kummer
primer Co-tutor: Ana Cristina Simoes e Silva
primer miembro del tribunal : Janaína Mattos Moreira
Segundo miembro del tribunal: Joao Vinicius Salgado
Tercer miembro del tribunal: Maria Carmen Viana
Cuarto miembro del tribunal: Cristina Maria Bouissou Morais Soares
Resumen: Há poucos estudos sobre déficit cognitivo e morbidade psiquiátrica na população pediátrica, principalmente em pacientes com doenças crônicas. O objetivo deste estudo, portanto, foi investigar a presença de prejuízo cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes com DRC.Métodos: Foram incluídos 26 pacientes com DRC pré-dialítica, entre 8 e 17 anos, em acompanhamento no ambulatório multidisciplinar de Nefrologia Pediátrica (Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais) e 52 voluntários hígidos, recrutados de escolas públicas de Belo Horizonte e com distribuição de idade e sexoequivalente entre os grupos. Os testes cognitivos avaliaram quociente de inteligência (QI), atenção, memória, funções executivas, flexibilidade cognitiva, controle inibitório e planejamento. Os sintomas de depressão e ansiedade também foram avaliados. Resultados: Pacientes com DRC e sem doença renaldiferiram significativamente nos valores de QI (85,9 ± 16,8 e 106,9 ± 14,5, respectivamente, p 0,01). O número total de tentativas no teste da Torre de Londres foi significativamente maior nos pacientes com DRC (p <0,001) e os pacientes foram significativamente mais lentos no teste de Stroop (p <0,01), bem como no teste de Trilhas (p <0,05). O estágio da DRC não influenciou o desempenho na avaliação cognitiva. Os pacientes com DRC tiveram escores mais altos no IDATE-C1, "ansiedade-estado" (p <0,01) e uma maior tendência para os sintomas depressivos, apesar da ausência de significância estatística. Conclusão: Crianças e adolescentes com DRC exibiram pior performance cognitiva do que osindivíduos saudáveis, com déficits de inteligência e função executiva. Além disso, sintomas de ansiedade foram significativamente mais frequentes nos pacientes com DRC.
Abstract: Few studies have investigated cognitive impairment and psychiatric morbidity in pediatric population, mostly considering patients with chronic diseases. Therefore, the aim of this study was to investigate the presence of cognitive impairment and symptoms of depression and anxiety in children and adolescents with CKD. Methods: Twenty-six pre-dialysis CKD patients, between 8 and 17 years, from the multidisciplinary outpatient clinic of the Pediatric Nephrology Unit (Hospital das Clínicas, Federal University of Minas Gerais) and 52 healthy volunteers, sex- and age-matched, recruited from public schools of Belo Horizonte were included. Cognitive assessment evaluated the intelligence quotient (IQ), attention, memory, executive functions, cognitive flexibility, inhibitory control and planning. Symptoms of depression and anxiety were also evaluated. Results: CKD patients and controls differed significantly in IQ values (85.9 ± 16.8 versus 106.9 ± 14.5, p 0.01). The total number of attempts in the Tower of London task was significantly higher in DRC patients (p < 0.001) and the patients were significantly slower in the Stroop test (p< 0.01), as well in the Trail Making Test (p <0.05). The stage of CKD did not influence performance in cognitive assessment. CKD patients had higher scores on STAI-C1, "state anxiety" (p<0.01). Despite the absence of statistical significance, a greater tendency to depressive symptoms was also seen in CKD patients. Conclusion: Children and adolescents with CKD exhibited worse cognitive performance than controls, with deficits in intelligence and executive functions. In addition, compared to controls, anxiety symptoms were significantly more frequent in CKD patients.
Asunto: Neurociências
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AHVLBY
Fecha del documento: 12-ago-2016
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