Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKBH5P
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Memórias de um curso de formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda/ Angola (1998-2009)
Autor(es): Ines Florinda Luis Buissa
Primeiro Orientador: Maria Laura Magalhaes Gomes
Primeiro membro da banca : Maria Cristina Soares de Gouvea
Segundo membro da banca: Fernando Guedes Cury
Terceiro membro da banca: Filipe Santos Fernandes
Quarto membro da banca: Plinio Cavalcanti Moreira
Quinto membro da banca: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Resumo: Esta tese focaliza nossas compreensões sobre o processo de formação superior de professores de Matemática, no curso de Ciências da Educação, opção Matemática, oferecido pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, Angola, período 1998-2009. A escolha do marco temporal inicial se relaciona ao ano em que o curso começou a funcionar no Núcleo do ISCED em Cabinda, integrado ao Centro Universitário de Cabinda (CUC), da Universidade Agostinho Neto (UAN). O marco final se refere ao ano do enquadramento do ISCED na Universidade Onze de Novembro (UON) por força do Decreto n.º 7/09 de 12 de maio de 2009, que estabeleceu a reorganização da rede de institutos do ensino superior público angolano. Como fontes de pesquisa foram usadas narrativas de 13 entrevistas de professores e ex-estudantes, produzidas com a metodologia da História Oral, além de documentação escrita do curso e monografias elaboradas por seus formandos de 2006 a 2009. As narrativas constituídas a partir da metodologia da História Oral, aliadas aos documentos escritos, nos possibilitaram compreender diversas questões sobre a História da Educação em Angola e, de modo específico, aspectos da História da Educação Matemática no país. Assim, tomando como ponto de partida percepções e representações dos depoentes, produzimos uma história do processo de estabelecimento do ensino superior em Cabinda e dos primeiros anos do início de funcionamento do curso de formação de professores de Matemática. Em nossas análises, verificamos que a criação do centro que oferecia o curso ocorreu num momento de grande instabilidade sociopolítica, econômica, educacional e cultural do país, devido ao longo período 27 anos de guerra civil. Esse contexto repercutiu fortemente no curso durante os primeiros anos de seu funcionamento, caracterizados por dificuldades que se prendiam na carência de infraestruturas, de materiais bibliográficos e de equipamentos, bem como nas dificuldades de mobilidade docente e de disponibilidade de professores quanto à qualidade e à quantidade. As memórias de estudantes e docentes do curso também evidenciaram que a formação de professores de Matemática em nível superior na província de Cabinda ocorreu sob o signo de urgência e da carência, deixando marcas na trajetória profissional dos professores e na formação acadêmica dos ex-alunos.
Abstract: This thesis focuses on our understanding of the process of formation of mathematics teachers at a higher level in the course of Educational Sciences, Mathematics option, offered by the Institute of Educational Sciences (ISCED) in Cabinda, Angola, period 1998-2009. The choice of the initial timeframe is related to the year in which the course started being taught at ISCED in Cabinda, integrated into the Cabinda University Centre (CUC), of Agostinho Neto University (UAN). The final milestone refers to the year of the ISCED framework at the 11 de Novembro University (UON) under Decree No. 7/09 of 12 May 2009, which established the reorganization of the Angolan higher public education institutions group. As research sources we used 13 interviews of professors and ISCED former students, produced with the oral history methodology, besides the written documentation of the course and undergraduate thesiswritten by its students from 2006 to 2009. The narratives recorded from the Oral history methodology, linked to written documents, enabled us to understand several questions about the history of Education in Angola and, specifically, aspects of the history of mathematics education in the country. Thus, taking perceptions and representations of the deponents as a starting point, we produce a history of the higher education establishment process in Cabinda and the first years of the start-up of the course designed to training mathematics teachers. In our analysis, we find that the creation of the center which offers the course occurred at a time of great sociopolitical instability, economic, educational and cultural of the country due to the long period - 27 years - of civil war. This context strongly affected the course during the first years of its operation, characterized by difficulties based on the lack of infrastructure, bibliographic materials and equipment, as well as difficulties of teaching mobility and availability of professors in terms of quality and quantity. The memories of students and professors also showed that the training of mathematics teachers at higher level in the province of Cabinda took place under urgency and shortage, leaving marks on the professors professional career and in academic training of former students.
Assunto: Matemática Estudo e ensino História
Ensino superior Angola
Educação
Angola Educação
Professores Formação Angola
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKBH5P
Data do documento: 30-Ago-2016
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ml_vers_o_tese_in_s_ap_s_defesa.pdf10.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.