Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKBH5P
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Laura Magalhaes Gomespt_BR
dc.contributor.referee1Maria Cristina Soares de Gouveapt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Guedes Curypt_BR
dc.contributor.referee3Filipe Santos Fernandespt_BR
dc.contributor.referee4Plinio Cavalcanti Moreirapt_BR
dc.contributor.referee5Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.creatorInes Florinda Luis Buissapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:22:29Z-
dc.date.available2019-08-13T04:22:29Z-
dc.date.issued2016-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKBH5P-
dc.description.abstractThis thesis focuses on our understanding of the process of formation of mathematics teachers at a higher level in the course of Educational Sciences, Mathematics option, offered by the Institute of Educational Sciences (ISCED) in Cabinda, Angola, period 1998-2009. The choice of the initial timeframe is related to the year in which the course started being taught at ISCED in Cabinda, integrated into the Cabinda University Centre (CUC), of Agostinho Neto University (UAN). The final milestone refers to the year of the ISCED framework at the 11 de Novembro University (UON) under Decree No. 7/09 of 12 May 2009, which established the reorganization of the Angolan higher public education institutions group. As research sources we used 13 interviews of professors and ISCED former students, produced with the oral history methodology, besides the written documentation of the course and undergraduate thesiswritten by its students from 2006 to 2009. The narratives recorded from the Oral history methodology, linked to written documents, enabled us to understand several questions about the history of Education in Angola and, specifically, aspects of the history of mathematics education in the country. Thus, taking perceptions and representations of the deponents as a starting point, we produce a history of the higher education establishment process in Cabinda and the first years of the start-up of the course designed to training mathematics teachers. In our analysis, we find that the creation of the center which offers the course occurred at a time of great sociopolitical instability, economic, educational and cultural of the country due to the long period - 27 years - of civil war. This context strongly affected the course during the first years of its operation, characterized by difficulties based on the lack of infrastructure, bibliographic materials and equipment, as well as difficulties of teaching mobility and availability of professors in terms of quality and quantity. The memories of students and professors also showed that the training of mathematics teachers at higher level in the province of Cabinda took place under urgency and shortage, leaving marks on the professors professional career and in academic training of former students.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese focaliza nossas compreensões sobre o processo de formação superior de professores de Matemática, no curso de Ciências da Educação, opção Matemática, oferecido pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, Angola, período 1998-2009. A escolha do marco temporal inicial se relaciona ao ano em que o curso começou a funcionar no Núcleo do ISCED em Cabinda, integrado ao Centro Universitário de Cabinda (CUC), da Universidade Agostinho Neto (UAN). O marco final se refere ao ano do enquadramento do ISCED na Universidade Onze de Novembro (UON) por força do Decreto n.º 7/09 de 12 de maio de 2009, que estabeleceu a reorganização da rede de institutos do ensino superior público angolano. Como fontes de pesquisa foram usadas narrativas de 13 entrevistas de professores e ex-estudantes, produzidas com a metodologia da História Oral, além de documentação escrita do curso e monografias elaboradas por seus formandos de 2006 a 2009. As narrativas constituídas a partir da metodologia da História Oral, aliadas aos documentos escritos, nos possibilitaram compreender diversas questões sobre a História da Educação em Angola e, de modo específico, aspectos da História da Educação Matemática no país. Assim, tomando como ponto de partida percepções e representações dos depoentes, produzimos uma história do processo de estabelecimento do ensino superior em Cabinda e dos primeiros anos do início de funcionamento do curso de formação de professores de Matemática. Em nossas análises, verificamos que a criação do centro que oferecia o curso ocorreu num momento de grande instabilidade sociopolítica, econômica, educacional e cultural do país, devido ao longo período 27 anos de guerra civil. Esse contexto repercutiu fortemente no curso durante os primeiros anos de seu funcionamento, caracterizados por dificuldades que se prendiam na carência de infraestruturas, de materiais bibliográficos e de equipamentos, bem como nas dificuldades de mobilidade docente e de disponibilidade de professores quanto à qualidade e à quantidade. As memórias de estudantes e docentes do curso também evidenciaram que a formação de professores de Matemática em nível superior na província de Cabinda ocorreu sob o signo de urgência e da carência, deixando marcas na trajetória profissional dos professores e na formação acadêmica dos ex-alunos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória do Curso de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.subjectopção Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED de Cabindapt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectHistória Oralpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.otherMatemática Estudo e ensino Históriapt_BR
dc.subject.otherEnsino superior Angolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAngola Educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação Angolapt_BR
dc.titleMemórias de um curso de formação de professores de Matemática no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda/ Angola (1998-2009)pt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_ml_vers_o_tese_in_s_ap_s_defesa.pdf10.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.