Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKJR34
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Sobre vozes da rua e gigantes que despertam: retratos de um imaginário
Autor(es): Ernane Salles da Costa Junior
primer Tutor: Monica Sette Lopes
Resumen: A pesquisa tem como objeto estudar a interpretação, amplamente difundida, sobre a máxima "O Gigante Acordou", que fez parte da campanha das jornadas de junho de 2013, como sintoma da imagem dominante que o brasileiro tem de si mesmo, geralmente associada aoatraso e à corrupção. A narrativa da tradição política nacional como a experiência linear da sonolência coloca em evidência a tentativa do imaginário social predominante de ressaltar repetidamente a corrupção, e suas diversas formas de realização do privado sobre o público,como continuum histórico, característica peculiar e estrutural da nossa herança ibérica e formação patrimonial. Assombrada pela obsessão de um passado que não quer passar, a política brasileira é, assim, reificada como lugar único ou privilegiado de satisfação de interesses pessoais, de malandragens e roubalheiras. Tudo se passa como se a história da cidadania, no Brasil, fosse uma grande narrativa única e linear da corrupção congênita do Estado que funcionaria, até os dias de hoje, como uma maldição, uma entidade demiúrgica que tudo explica e tudo assimila. A partir desse imaginário social que não nasce em junho de 2013, mas que ali encontra condições favoráveis para se expressar e desenvolver a proposta é investigar a bandeira anticorrupção que culminou naquele contexto, suas implicações e importância para compreender as jornadas, assim como a solução normativa dada às vozes da rua, condensada, especialmente, no projeto de uma nova constituinte exclusiva e soberana para tratar do tema da reforma política no Brasil.
Abstract: La recherche a pour but d'étudier l'interprétation, largement diffusée, sur la maxime Le Géant s'est réveillé, qui a faisait partie de la campagne du movement protestataire de 2013, comme le symptôme de l'image dominante que le brésilien a de soi même, généralement associée au retard et à la corruption. Le récit de la tradition politique nationale comme l'expérience linéaire de la somnolence met en évidence la tentative de l'imaginaire social prédominant de souligner, à plusieurs reprises, la corruption, et ses plusieurs façons de réalisation du privé sur le public comme "continuum" historique, une caractéristique singulier et structurel de lhéritage ibérique et la formation patrimoniale nationale. Hantée par l'obsession d'un passé qui ne veut pas passer, la politique brésilienne est, ainsi, réifié comme lieu unique ou privilégié de la satisfaction des intérêts personnels et de "malandragens". Tout se passe comme si l'histoire de la citoyenneté, au Brésil, était une grand récit unique et linéaire de la corruption congénitale de l'État qui fonctionnerait, jusqu'à nos jours, comme une malédiction, une entité démiurgique qui tout explique et tout assimile. À partir de cet imaginaire sociale - qui n'est pas née en juin 2013, mais qui y trouve les conditions favorables de s'exprimer et de se développer -, on se propose détudier le drapeau anti-corruption qui a apparu dans ce contexte là, ses implications et son importance pour comprendre le mouvement protestataire de 2013, et aussi la solution normative donné aux "voix de la rue", condensée em particulier dans le projet d'une nouvelle assemblée constituante exclusive et souveraine pour régler la question de la réforme politique au Brésil.
Asunto: Participação popular
Direito
Reforma constitucional Brasil 2013
Corrupção
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AKJR34
Fecha del documento: 30-sep-2016
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_ufmg_ernane.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.