Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGT4S
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Documentos e memórias: uma arqueologia dos 50 anos do CECIMIG
Autor(es): Maria Angela Ribeiro Bosco Dumont
primer Tutor: Eliane Ferreira de Sá
primer miembro del tribunal : Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
Segundo miembro del tribunal: Marciana Almendro David
Resumen: O registro da história e da memória humana, seja ela, pessoal, coletiva ou institucional, é feita por meio de documentos gerados por atividades que foram desenvolvidas por pessoas em uma instituição e pelas narrativas pessoais de alguém que fez parte da história a ser registrada. Tais registros, quando estão organizados de uma forma acessível e que facilitam a pesquisa, passam a se constituir em uma poderosa fonte de informação para pesquisadores e sociedade em geral. As construções históricas são retiradas de fontes originais, ou seja, de documentos que estão arquivados e também do cotidiano da vida privada das pessoas que trabalham em uma instituição ou que por ali passaram. Essas informações se constituem na essência de uma instituição, organização ou empresa e são a memória de uma sociedade. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo central inventariar alguns documentos do CECIMIG e propor uma forma de organizá-los para que eles se tornem uma rica fonte de informação, mais ágil e acessível à consulta aos interessados e ao mesmo tempo, que nos permita reconstruir parte da história do Centro. As principais referências conceituais que foram utilizadas como subsídios às discussões realizadas neste trabalho envolvem os conceitos de arquivo, documento, história, memória e narrativa. Para a construção dos dados, foi realizado, primeiramente, um inventário dos documentos arquivados em 192 caixas e do arquivo corrente do CECIMIG. Desses arquivos foram selecionadas atas, resoluções, portarias, projetos e relatórios de atividade para serem utilizados na etapa seguinte. Assim, na fase seguinte da pesquisa foi concebida e executada, uma proposta de organização desses documentos, seguindo uma ordem temática ecronológica. Essa forma de organização dos arquivos nos permitiu fazer a partir de uma análise arqueológica dos documentos, uma reconstrução de parte da história do CECIMIG. Ao longo dos 50 anos de sua existência foram desenvolvidas no Centro, cerca de, 268 ações de formação continuada de professores, incluindo cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização. A duração total desses cursos foi deaproximadamente 22.720 horas/aula, atendendo em torno de 25.673alunos/professores.
Abstract: The record of human history and memory, be it personal, collective orinstitutional, is done through documents generated by activities that were developed by people in an institution and by the personal narratives of someone who was part of the story being recorded. Such records, when organized in an accessible way and facilitating there searches, become a powerful source of information for researchers and for society in general.The historical constructions are taken from original sources like documents that are archived and also from the daily things of the private life of people who work in an institution or who have passed through it.This information is the essence of an institution, organization or company and they are the memory of a society. In this direction, this research has as main objective to inventory some documents of CECIMIG and propose a way to organize them so that they become a rich source of information, more agile and accessible to the interested parties and at the same time, they will allow us tore construct part of the history of the referred center.The main conceptual references that we reused as subsidies to thediscussions carried out in this work involve the concepts of archive, document, history, memory and narrative. For the construction of the data, first an inventory of the documents filed in 192 boxes and the CECIMIG current file was carried out. From these files were selected minutes, resolutions, ordinances, projects and activity reports to be used in the next step. Thus, in the next phase of the research was conceived and executed an organization proposal of these documents, following athematic and chronological order. This way of organizing the archives allowed us to make a reconstruction of part of the history of CECIMIG from an archaeological analysis of the documents. Over the course of its 50 years of existence, about 268 teachers training actions have been developed at the Center, including upgrading, improvement andspecialization courses. The total duration of these courses was about 22,720 class hours, serving around 25,673 students/teachers.
Asunto: Centro de Treinamento para Professores de Ciências de Minas Gerais
História Fontes
Educação
Educação Historia
Professores de ciências Formação História
Documentos arquivísticos
Professores de matemática Formação
Documentação Pesquisa
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANGT4S
Fecha del documento: 20-dic-2016
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