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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para as aulas de Física de uma sequência de potência elétrica |
Autor(es): | Tiago Dias Quintão de Almeida |
Primeiro Orientador: | Juarez Melgaco Valadares |
Primeiro membro da banca : | Francisco Angelo Coutinho |
Segundo membro da banca: | Orlando Gomes de Aguiar Junior |
Terceiro membro da banca: | Nilma Soares da Silva |
Resumo: | Esta dissertação analisa as contribuições do uso de atividades experimentais demonstrativas para a aprendizagem de conceitos da Física. As atividades foram desenvolvidas dentro de uma sequência de ensino sobre potência elétrica, e aplicada por um professor de física em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública. As aulas da sequência didática foram gravadas em vídeo, e transcritas a posteriori. A análise dos dados está ancorada nos três construtos teóricos propostos por Wertsch: a definição de situação, a intersubjetividade, e a mediação semiótica. Tais conceitos permitem uma melhor compreensão da Zona de Desenvolvimento Proximal proposto por Vigotsky, fornecendo um enquadramento para a atuação docente. Acreditamos que o uso de atividades experimentais em uma sequência didática contribui tanto para o envolvimento dos alunos em sala de aula quanto para um melhor direcionamento do olhar dos alunos para a relação entre dados observáveis e modelo científico. |
Abstract: | This dissertation analyzes the contributions of using experimental demonstration activities for learning concepts of physics. The activities were developed within a school on electrical power sequence, and applied for a physics professor in a class of 3rd year of high school in a public school. The lessons of didactic sequence were videotaped and transcribed afterwards. Data analysis is anchored in the three theoretical constructs proposed by Wertsch: situation definition, intersubjectivity and semiotic mediation. Such concepts allow a better understanding of Proximal Development Zone proposed by Vygotsky, providing a framework for teaching practice. We believe that the use of experimental activities in a didactic sequence contributes both to the involvement of students in the classroom and to better students' gaze direction for the relationship between observable data and scientific model. |
Assunto: | Educação Metodos experimentais Educação Ensino de segundo grau Fisica Estudo e ensino Ensino Meios auxiliares |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP2G6Q |
Data do documento: | 1-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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