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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQVQFX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Roberta Vieira Goncalves de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Grace Cristina Roel Gutierrez | pt_BR |
dc.creator | Ustane Moreira Puttini Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T09:43:29Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T09:43:29Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AQVQFX | - |
dc.description.resumo | No contexto atual, a redução no consumo de energia elétrica é bem-vinda, não somente do ponto de vista financeiro, mas também, como uma forma de evitar o desperdício de energia. O desconhecimento e/ou a utilização inadequada dos recursos existentes e dos padrões técnicos mais modernos para uma melhor distribuição de iluminação são observados com certa frequência. Assim sendo, o trabalho que segue tem como objetivo diagnosticar o sistema de iluminação de uma escola de idiomas localizada em Belo Horizonte/MG, a fim de verificar o desempenho deste sistema em termos de eficiência energética. Para atingir esse objetivo foi realizada uma avaliação baseada no método prescritivo do RTQ-C Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos que apresenta procedimentos gerais e específicos para avaliar a eficiência energética nas edificações. Foram avaliados os pré-requisitos como o controle do sistema de iluminação que levam em conta a existência de divisão de circuitos, a contribuição da iluminação natural e o desligamento automático do sistema de iluminação para que fosse possível alcançar um nível mais elevado de classificação. Como resultado final observou-se que a substituição de lâmpadas de maior potência por outras de menor, além de consumir menos energia e possuir tempo de vida útil maior do que as de maior potência, contribuíram para melhorar a eficiência da iluminação. No entanto, observou-se ainda que a simples substituição de lâmpadas pode não garantir que as iluminâncias mínimas de acordo com a NBR ISO/CIE 8995-1 (ABNT 2013) sejam atendidas. Desse modo, para efetiva melhoria do desempenho do sistema de iluminação considerou-se levar em conta a contribuição da luz natural, o uso de equipamentos e controles apropriados para o acionamento manual das lâmpadas, assim como, a substituição do conjunto lâmpadas e luminárias existentes por um mais eficiente, de tal modo, que as lâmpadas e reatores fossem compatíveis de forma a evitar problemas relacionados a erros de instalações de iluminação, queima, mau funcionamento ou curtos-circuitos | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | requisitos de qualidade | pt_BR |
dc.subject | RTQ-C | pt_BR |
dc.subject | sistema de iluminação | pt_BR |
dc.subject.other | Iluminação de interiores | pt_BR |
dc.subject.other | Iluminação (Arquitetura e decoração) | pt_BR |
dc.subject.other | Energia eletrica Conservação | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico de eficiência energética do sistema de iluminaçãoartificial em escola de idiomas | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Sist. Tec. e Sust. Apl. ao Amb. Const |
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File | Description | Size | Format | |
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diagn_stico_de_efici_ncia_energ_tica_do_sistema_de_ilumina__o_artificial_em__escola_de_idiomas_.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
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