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Type: Tese de Doutorado
Title: O lazer no Programa Escola da Família: análise do currículo e da ação dos educadores universitários
Authors: Cáthia Alves
First Advisor: Helder Ferreira Isayama
First Co-advisor: Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista
First Referee: Shirlei Rezende Sales
Second Referee: Luciano Pereira da Silva
Third Referee: Simone Rechia
metadata.dc.contributor.referee4: Liana Abrao Romera
Abstract: O Programa Escola da Família (PEF) é uma ação de políticas públicas educacionais da Secretaria da Educação do Governo Estadual de São Paulo e tem como objetivo ocupar as escolas aos fins de semana com atividades e oficinas de esporte, cultura, saúde e formação para o trabalho, com a mediação de bolsistas universitários e voluntários. As ações do Programa se desenvolvem em escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social, procurando difundir uma cultura de paz, incentivar o protagonismo juvenil e fortalecer práticas de convivência e cidadania entre as comunidades intra e extraescolar. Essa pesquisa teve como objetivo investigar as implicações pedagógicas e políticas que envolvem o currículo do Programa Escola da Família, bem como compreender os conhecimentos e discursos disseminados sobre lazer por meio da ação dos educadores universitários e descrever os modos de ser desses sujeitos. Como estratégia de investigação, foram utilizadas a revisão bibliográfica, a análise documental e a imersão no campo, que teve como instrumento para coleta de dados a observação e entrevistas com doze educadores universitários (bolsistas do Programa). Para tratamento dos dados, recorri à análise de discurso foucaultiana. Os resultados do estudo apontaram que o Programa Escola da Família é fruto de parcerias com entidades internacionais e tem como meta ensinar modos de ser a partir do dispositivo da cultura de paz, buscando controlar as pessoas, por meio da ocupação do tempo com atividades de cunho recreativo, social, esportivo, cultural e de formação profissional e para a saúde. Ao compreender o currículo como um texto cultural, identifiquei que o Programa tem dois currículos: um formal, que segue as orientações e diretrizes da Secretaria da Educação e fundamenta sua organização nos eixos de saúde, trabalho, esporte e cultura; e um currículo de resistência, que é espontâneo e descompromissado, pois a comunidade escolhe as práticas e participa das ações que tem desejo e vontade, as pessoas ocupam as escolas para jogar futebol de salão, tênis de mesa, ouvir músicas, fazer as unhas, se encontrar, conversar e passar o tempo. Quanto aos educadores universitários, os discursos demonstram preocupação em manter a bolsa de estudos e oferecer segurança às crianças e adolescentes que frequentam o espaço da escola. Ao atuar no PEF, os educadores aprendem aspectos pessoais, relacionados à autonomia, empatia e respeito às diferenças; e aspectos profissionais, referentes a regras, gestão de tempo, pessoas e recursos. Os tipos de formações e capacitações ofertados para os educadores universitários são escassos e focados na produção de comportamentos em torno das questões do corpo e da saúde. Portanto, o Programa Escola da Família é um dispositivo pedagógico que fabrica modos de ser ao ofertar acesso à cultura, esportes, lazer, cursos profissionalizantes e formações sobre saúde, no sentido de controlar e organizar as comunidades, ocupando seu tempo com ações não violentas, de convívio e práticas de cidadania, mascarando o direito ao lazer. Assim, o PEF é uma política pública disciplinadora de condutas, que opera com micropoderes que se movimentam e, por meio do lazer, produz práticas educativas, atribuindo modos de ser aos educadores universitários (disciplina seriedade, papel educativo), que são os mediadores das ações, e às comunidades que participam do Programa.
Abstract: The Family School Program (PEF [Programa Escola da Família]) is an action of educational public politics of São Paulos State Government Secretary of Education, and has as a main goal occupy schools at weekends with activities and sports, culture, health, and work training workshops, mediated by universities scholars and volunteers. The Program is developed in schools localized in regions with high social vulnerability, looking forward to promulgating a peace culture, encourage juvenile protagonism, and strengthen coexistence and citizenry actions among the communities in and out of the school. Therefore, to outline the study, this research had as main goal to investigate the pedagogical and political implications that evolve the Family School Program curriculum, as well as to understand the knowledge and the disseminated speeches regarding recreation performed by undergraduate students. Also, this researched aimed to describe the ways of being of these subjects. As investigational strategy, we performed a bibliographic review, document analysis and field immersion that had observation and interview with twelve college students educators (that had Programs scholarship) as an instrument for the data collection. To analyze the data, I recurred to the Foucaultian discourse analysis. The outcomes of the study pointed out that the Family School Program is a result of a partnership between international entities, and has the goal to teach ways of being as of the dispositive of peace culture, looking to control people by occupying their time with recreational, social, sportive, cultural, professional and health formative activities. Understanding the curriculum as a cultural text, I identified that the Program has two curricula: a formal one, that follows the orientations and guidelines of the Education Secretary, and base its organization at the axes of health, work, sports and culture; and a resistance one, that is spontaneous and uncompromised, because the community chooses the practices and participate of the actions that they desire and want. People occupy the school to play indoor soccer, table tennis, listen to music, do their nails, meeting, chat and just spend time in general. As per the college students, the discourses demonstrate a concern on maintain the scholarship received and to offer security to the children and teenagers that frequent the school environment. When acting on the PEF, the educators learn: personal aspects, related to autonomy, empathy, and to respect the differences; as well as professional aspects, regarding rules, time, people and resources management. The kind of formation and training offered to the college educators are scarce and focused on the production of behaviors evolving body and health. Therefore, the Family School Program is a pedagogical dispositive that manufactures ways of being when offering access to culture, sports, recreation, professionalizing courses and health formations, in sense of controlling and organizing communities, occupying their time with non-violent, conviviality and citizenry actions, disguising their right to recreation. Thus, the PEF is a behavior disciplinary public politic that operates with micropowers that move and, by recreation, produces educational practices attributing ways of being to the college educators (discipline, seriousness, educational role), that mediate those actions , and to the communities that take part of the Program.
Subject: Formação profissional
Lazer e educação
Curriculos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR8PAH
Issue Date: 19-May-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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