Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ARKQ5W
Type: Tese de Doutorado
Title: Música e dança na Festa de Reis em Carmo do Cajuru - MG: uma etnografia construída no envolvimento e no movimento de pessoas, instrumentos e sonoridades
Authors: Sonia Cristina de Assis
First Advisor: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
First Referee: Aurino Jose Góis
Second Referee: Gustavo Pereira Cortes
Third Referee: Glaura Lucas
metadata.dc.contributor.referee4: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda
Abstract: O estudo descreve uma prática social de histórias de envolvimentos e experiências vividas, integrada num sistema sociocosmológico, organizada por uma coletividade heterogênea, cuja participação está entrelaçada nos cantos, na dança, na reza, nos ritos e nos mitos. Enfatizamos o ritual da festa destacando a centralidade e a importância dos objetos e dos instrumentos sonoros, pautando um diálogo entre os campos do Lazer, da Música e da Antropologia. O estudo aborda uma etnografia sobre a festa da Irmandade Folia de Reis São Francisco de Assis da cidade de Carmo do Cajuru MG/Brasil. Nesta prática, o que, primeiramente, chama atenção é a paisagem que dimensiona seus rituais no tempo/espaço com os cantos e os instrumentos. Um entrelaçamento pessoas e objetos sonoros que produzem efeito e afetam o mundo através do som. Os praticantes desta prática são conhecidos por foliões, sendo os embaixadores que expressam os cantos sagrados em poesias, o coro que responde com vozes sobrepostas e os palhaços que divertem as pessoas com danças e brincadeiras. Neste local sagrado, o sentido de pertencimento dos instrumentos sonoros (acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiro e dourados) é reforçado pelo engajamento com os cantos, a reza, a dança e a devoção aos santos. Assim é arranjada a sonoridade da Folia de Reis. Numa paisagem onde as coisas pulsam e se relacionam quando as pessoas se afirmam, dando respostas através da música e da dança, dos versos e dos cantos, dos ritos e dos sentidos. A antropologia e a etnomusicologia tornaram-se, metodologicamente, o caminho para análise desta festa, buscando envolver a relação de elementos como a sonoridade (moldura sonora), os cantos e os instrumentos (música), as danças (corporalidade) e os sentimentos (religioso). O objetivo do estudo é compreender como foliões e objetos sonoros se comunicam no ato do fazer musical, uma vez que não há neste coletivo uma pessoa que faça o papel de regente. Focamos no acordeon de oito baixos e nas caixas, sendo estes instrumentos considerados pelos embaixadores como instrumentos guia, ambos tidos como referência mediadora forte no que se refere ao fazer musical. Outra metodologia significativa foi o engajamento prático no aprendizado da técnica de confecção das caixas de folia. Uma aventura que nos permitiu sentir corporalmente o processo, os gestos e os movimentos de sua feitura. Ao mesmo tempo descortinamos a pessoa folião e artesão de caixas de folia.
Abstract: The study describes a social practice of stories of involvement and experiences as part of a sociocosmological system organized by a heterogeneous community, whose participation is intertwined in the chants, dance, prayers, rites and myths. We emphasize the ritual of the feast highlighting the centrality and importance of the objects and instruments, guiding a dialogue between the fields of Leisure, Music and Anthropology. The study addresses an ethnography on the festa da Irmandade Folia de Reis São Francisco de Assis of the city Carmo do Cajuru MG/Brazil. In this practice, what primarily draws attention is the landscape that scales its rituals in time / space with the chants and instruments. An interweaving of human and non-human voices that take effect and affect the world through sound. The practitioners of this practice are known for foliões (revelers), with the embaixadores (ambassadors) expressing the sacred songs in poetry, the chorus which responds with overlapping voices and palhaços (clowns whom entertain people with dances and games. In this sacred place, the sense of belonging of the instruments (acordeons, violões, violas, cavaquinhos, reco-reco, caixas, pandeiro e dourados) is enhanced by the engagement with the chants, prays, dance and devotion to the saints. Thus, it is arranged the sound of Folia de Reis. In a landscape where things pulsate and relate when people assert themselves, giving answers through music and dance, verses and chants, rites and senses. The anthropology and ethnomusicology became methodologically, the path to analyze this feast, seeking to involve the relationship of elements such as sound (noise frame), the songs and instruments (music), dances (corporeality) and feelings (religious). The objective of the study is to understand how people and instruments communicate in the act of music making, since in this collective there is no conductor. We focus on the acordeon (child accordion) of eight keys and the caixas (revelry tambour) which are considered by the embaixadores as guide instruments, both taken as a strong mediator reference with regard to the music. Another significant methodology was the practical engagement in learning the making techniques of the caixas de folia (revelry tambour). An adventure that allowed us to feel the bodily process, gestures and movements of its making. At the same time, we have disclosed the folião and artisan of the caixas de folia.
Subject: Dança
Musica
Cultura
Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ARKQ5W
Issue Date: 30-Sep-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
m_sica_e_dan_a_na_festa_de_reis___tese_s_nia_assis.pdf146.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.