Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ARLNXL
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Lazer e engajamento no trabalho em docentes - pesquisadores de universidades federais
Autor(es): Valeria Teresa Moreira de Almeida
Primeiro Orientador: Luciana Karine de Souza
Primeiro membro da banca : Ana Claudia Souza Vazquez
Segundo membro da banca: Helder Ferreira Isayama
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi investigar o lazer e o engajamento no trabalho de docentes-pesquisadores de universidades federais. Como um estado mental disposicional de intensa conexão e prazer na realização da atividade laboral, o engajamento no trabalho revela reflexos positivos sobre a saúde psicológica dos trabalhadores. Quanto ao lazer, ainda que se reconheça, em algumas pesquisas, que sua ausência contribui para redução do nível de qualidade de vida e bem-estar, a avaliação sobre seu papel na saúde psicológica carece de maior investigação. Este estudo apresenta os resultados obtidos em uma amostra de 35 docentes-pesquisadores em regime de dedicação exclusiva de universidades federais brasileiras e bolsistas de produtividade do CNPq. Foram 22 homens e 13 mulheres, com média de idade de 31 anos. Para a coleta de dados foram utilizados os instrumentos Questionário Sociodemográfico; Escala de Engajamento no Trabalho na versão brasileira de Magnan, Vazquez, Pacico & Hutz; Questionário sobre aspectos relacionados ao lazer. Os resultados revelam que as questões relacionadas ao tempo de trabalho e de lazer, no que se refere à docência, estão intrinsecamente relacionadas ao que os participantes consideram como vivências significativas no seu cotidiano laboral e pessoal, bem como pela busca pelo equilíbrio entre estas instâncias.
Abstract: The general goal of this research was to investigate leisure and work engagement of Research Professors at Federal Universities. As a dispositional mental state of intense connection and pleasure while occupied with work activities, work engagement reveals positive implications about the psychological health of workers. With respect to leisure, even though some research recognizes that its absence contributes to diminished quality of living and well-being, evaluation of its role on psychological health lacks deeper investigation. This study presents results obtained with a sample of 35 full-time Research Professors at Brazilian Federal Universities and high productivity CNPq scholarship holders. These were 22 men and 13 women, averaging 31 years of age. For data collection, instruments such as a Sociodemographic Survey; Work Engagement Scale in the Brazilian version of Magnan, Vazquez, Pacico & Hutz and a Survey on aspects related to leisure were used. The results reveal that issues of work time and leisure, pertaining to University Teaching, are intrinsically related to what participants consider meaningful experiences in both their work and personal daily life, as well as show a search for balance between these instances.
Assunto: Professores universitários
Lazer
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ARLNXL
Data do documento: 27-Set-2016
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