Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
Autor(es): Ilma Ribeiro Linhares
primer Tutor: Wagner Ahmad Auarek
primer miembro del tribunal : Airton Carriao Machado
Segundo miembro del tribunal: Maria Laura Magalhaes Gomes
Tercer miembro del tribunal: Samira Zaidan
Cuarto miembro del tribunal: Filipe Santos Fernandes
Resumen: Este trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada.
Abstract: This work presents the description of a study in which was tried to analyze the possible relations between the history of mathematics and the solving of problems in teaching measures. It was done in a class of sixth grade students of a public Elementary School. The study was interlined in a qualitative analysis, having its support on the theorical referentials about the solving of problems, as well as the use of the history of mathematics in the classroom. In this study we evidence that the History of Mathematics when used in classroom, becomes a major pedagogical resource, able to contribute in order to qualify the teaching-learning process or mathematics to beyond an instrument of pure motivation. This way, in our conclusion, its necessary that the teacher have conditions and knowledges to implant this resource in his or her classes, making it possible to the students a view that Mathematics is a developing and contextualized subject.
Asunto: Matemática Métodos de ensino
Sistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Matemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ensino fundamental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64
Fecha del documento: 5-feb-2016
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_promestre_ilma.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.