Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: História na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamental
Autor(es): Ilma Ribeiro Linhares
Primeiro Orientador: Wagner Ahmad Auarek
Primeiro membro da banca : Airton Carriao Machado
Segundo membro da banca: Maria Laura Magalhaes Gomes
Terceiro membro da banca: Samira Zaidan
Quarto membro da banca: Filipe Santos Fernandes
Resumo: Este trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada.
Abstract: This work presents the description of a study in which was tried to analyze the possible relations between the history of mathematics and the solving of problems in teaching measures. It was done in a class of sixth grade students of a public Elementary School. The study was interlined in a qualitative analysis, having its support on the theorical referentials about the solving of problems, as well as the use of the history of mathematics in the classroom. In this study we evidence that the History of Mathematics when used in classroom, becomes a major pedagogical resource, able to contribute in order to qualify the teaching-learning process or mathematics to beyond an instrument of pure motivation. This way, in our conclusion, its necessary that the teacher have conditions and knowledges to implant this resource in his or her classes, making it possible to the students a view that Mathematics is a developing and contextualized subject.
Assunto: Matemática Métodos de ensino
Sistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
Matemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Ensino fundamental
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64
Data do documento: 5-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_promestre_ilma.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.