Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.contributor.referee1Airton Carriao Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Maria Laura Magalhaes Gomespt_BR
dc.contributor.referee3Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.referee4Filipe Santos Fernandespt_BR
dc.creatorIlma Ribeiro Linharespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T18:14:37Z-
dc.date.available2019-08-10T18:14:37Z-
dc.date.issued2016-02-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AWFH64-
dc.description.abstractThis work presents the description of a study in which was tried to analyze the possible relations between the history of mathematics and the solving of problems in teaching measures. It was done in a class of sixth grade students of a public Elementary School. The study was interlined in a qualitative analysis, having its support on the theorical referentials about the solving of problems, as well as the use of the history of mathematics in the classroom. In this study we evidence that the History of Mathematics when used in classroom, becomes a major pedagogical resource, able to contribute in order to qualify the teaching-learning process or mathematics to beyond an instrument of pure motivation. This way, in our conclusion, its necessary that the teacher have conditions and knowledges to implant this resource in his or her classes, making it possible to the students a view that Mathematics is a developing and contextualized subject.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a descrição de um estudo no qual se buscou analisar possíveis relações entre História da Matemática e Resolução de Problemas no ensino de Medidas. Foi realizado em uma turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública. O estudo se pautou em uma análise qualitativa, tendo suporte nos referenciais teóricos acerca da Resolução de Problemas, bem como da utilização da História da Matemática nas aulas. Nesse estudo, evidenciou-se que a História da Matemática, quando utilizada em sala de aula, tornase um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir de maneira a qualificar o processo de ensino- aprendizagem da matemática, para além de um instrumento de simples motivação. Assim, na conclusão a que se chegou, entendeu-se ser necessário que o professor tenha condições e conhecimentos para inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento e contextualizada.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Medidaspt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectHistória na Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subject.otherMatemática Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherSistema métrico Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherMatemática Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática História Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleHistória na educação matemática: uma proposta para o ensino de medidas no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_promestre_ilma.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.