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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Modelo de suporte à definição do portfólio de produtos de uma empresa mineradora sensível à variedade de produtos e condições de mercado
Authors: Keiner Duarte Alvarenga
First Advisor: Mauricio Cardoso de Souza
Abstract: Para manter-se competitiva e presente nos em diferentes segmentos de mercado, a empresa deve identificar oportunidades a de fim de ampliar suas vendas. Por consequência desse movimento as empresas tendem a aumentar o número de produtos oferecidos para aproveitar essa oportunidade num determinado momento de mercado. Isso pode inicialmente incrementar as vendas, resultar em maior participação de mercado, mas não necessariamente incrementará os lucros da empresa. Por outro lado, a redução do portfólio pode simplificar o processo produtivo e reduzir os custos de produção. Mas pode aumentar a exposição da empresa à oscilações do mercado, como demanda e/ou preço de produtos.Esse trabalho propôs um método de otimização de portfólio que integra um modelo de suporte ao planejamento de longo prazo, baseado em programação inteira mista, e processos de inteligência de mercado. A partir desse método foi possível mostrar que mesmo na indústria de base a variedade de produtos pode ser uma estratégia de sucesso, dependendo principalmente do processo de formação de preços do produto.
Abstract: In order to remain competitive in different markets niches a company must identify opportunities to expand its sales. To reach new opportunities companies tend to increase the number of products in production line. As a result this movement may increase sales and market share, but not result in higher profits, due to indirect costs could show up in production line. On the other hand, keeping a simpler portfolio can avoid complexity on the production process and reduce production costs. But to turn it into a successful strategy the company must pay attention on market variables like supply, demand, price forecasting and so on. This work has proposed a portfolio optimization method, which includes a model to support long-term planning, based on mixed integer programming, and market intelligence processes.From this method was possible to show that even in the basic industry product variety can be a successful strategy, especially depending on the product pricing dynamics.
Subject: Minérios de ferro
Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AX4KSU
Issue Date: 1-Jan-2015
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