Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8BZNBP
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dc.contributor.advisor1Frederico Rodrigues Borges da Cruzpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oriane Magela Netopt_BR
dc.contributor.referee1Oriane Magela Netopt_BR
dc.contributor.referee2Hani Camille Yehiapt_BR
dc.contributor.referee3Luiz Henrique Duczmalpt_BR
dc.creatorFelipe Figueiredo Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T07:36:06Z-
dc.date.available2019-08-13T07:36:06Z-
dc.date.issued2010-11-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8BZNBP-
dc.description.abstractIn this text, we examine the Wardrop System Optimum (SO) problem.The SO formulation is equivalent to a situation in which users cooperate with each other in order to minimize the overall travel cost. Usually, the travel costs are expressed in terms of times and are typically given from classical formulas. In this text we aim to investigate an M/G/c/c state-dependent queueing network based formula, which is is not convex but S-shaped. As a consequence multiple solutions may be present for the SO, which justifies the use heuristic procedures such as a Differential Evolution (DE) algorithm. Computational results are present to show the efficacy and efficiency of the approachpt_BR
dc.description.resumoExaminamos neste trabalho o modelo System Optimum deWardrop (SO) para alocação de tráfego em uma rede de transportes. A formulação SO é equivalente a uma situação em que os usúarios cooperam entre si, com o objetivo de minimizar o custo global de deslocamento na rede. Estes custos são normalmente expressos em termos de tempo para o deslocamento e são tipicamente fornecidos por fórmulas clássicas. Neste trabalho, temos como objetivo investigar uma expressão para o tempo de deslocamento que é baseada em redes de filas M/G/c/c dependentes do estado. Esta nova expressão não é convexa, ao contrário das expressões usuais, possuindo uma forma de S. Como consequência, o modelo SO pode apresentar soluções ótimas locais múltiplas, o que justifica a utilização de algoritmos heurísticos, em geral, e do algoritmo Differential Evolution (DE), em particular. Apresentamos resultados computacionais para mostrar a eficiência e a eficácia da abordagem propostapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCongestionamentopt_BR
dc.subjectDependència de estadopt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectRedespt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.titleProblemas de alocação de tráfego sujeitos a congestionamentopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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