Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCNAJ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Helder de Figueiredo e Paulapt_BR
dc.contributor.referee2Josimeire Meneses Juliopt_BR
dc.creatorErico Tadeu Fraga Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T13:34:08Z-
dc.date.available2019-08-09T13:34:08Z-
dc.date.issued2010-08-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CCNAJ-
dc.description.abstractIn this research we investigated the meaning making by young and adult students in the discursive interactions in a Physics classroom of Adult Learning Education (ALE) during the development of a teaching sequence of optics entitled Light, Color and Vision. We focus our attention and analysis in the discursive production (both oral and written) between teacher and students and among them. We investigated how the students speech is related to the teaching alien words and the science education language. We also examined the teachers action in the ALE, which is used to engage the students in the meaning making, process, thus allowing the mastery of scientific concepts. For analysis of the students discursive production and teaching actions we selected three episodes of teaching, which students worked scientific concepts about elementary optics (specular and diffuse reflection of light and the model of light and vision). Therefore, we applied the concepts of responsive understanding of Bakhtin (1953/1997), the communicative approach of Mortimer & Scott (2003), the distinction between explanatory and argumentative discourse (BRONCKART, 1999; VIEIRA & NASCIMENTO, 2009) and the students relationship with school discourse (FONTANA, 1996). The analysis allowed us to highlight a predominantly interactive/dialogic speech at the beginning of the episodes, which were concluded with a non-interactive/authoritative speech. Sometimes, the teacher develops the concepts based on students production and solutions proposed by them to the problem in question. We noticed, as well, that the teachers attention to the students contributions, with praise and encouragement, resulted in a protagonism, by the students, as coauthors of the classroom discourse. The analysis allowed us to conclude that the teachers actions promoted more intertwining relationship between the students own words and the alien words of school science.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa investigamos a produção de sentidos por estudantes jovens e adultos nas interações discursivas na sala de aula de Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante desenvolvimento de uma sequência de ensino de óptica intitulada Luz, Cores e Visão. Direcionamos nosso olhar e análise para a produção discursiva (oral e escrita) dos estudantes em interação com o professor e entre os pares, para investigar como seus modos de dizer se relacionam com o discurso alheio do professor e da ciência escolar. Examinamos também a ação docente na EJA, que teve como objetivo engajar os estudantes na produção de sentidos e, assim, favorecer o domínio de conceitos científicos. Para as análises das produções discursivas dos estudantes e da ação docente selecionamos três episódios de ensino nos quais professor e estudantes trabalharam conceitos científicos no campo da óptica elementar (reflexão especular e difusa da luz e o modelo de luz e visão). Para isso, valemo-nos dos conceitos de compreensão responsiva de Bakhtin (1953/1997), de abordagem comunicativa de Mortimer & Scott (2003), da distinção entre discurso explicativo e argumentativo (BRONCKART, 1999; VIEIRA & NASCIMENTO, 2009) e das relações dos estudantes com ao discurso escolar (FONTANA, 1996). Nas análises, observamos mudanças bem demarcadas na abordagem comunicativa do professor ao longo de cada um dos episódios, que se iniciavam com um discurso predominantemente interativo/dialógico e terminavam com um discurso não interativo/de autoridade. Por vezes, as elaborações do professor se apoiaram nas produções dos estudantes e nas soluções encontradas por estes ao problema em questão. Notamos, além disso, que os cuidados na escuta, acolhimento e incentivo do professor resultam em efetivo protagonismo dos estudantes na aula e, consequentemente, uma relação de co-autoria no discurso da sala de aula e dos sentidos que foram sendo postos em circulação. As análises permitiram evidenciar que as ações do professor, como sustentação da produção discursiva dos estudantes, favoreceram maior entrelaçamento entre as palavras próprias dos alunos e as palavras alheias da ciência escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFisica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.titleA Linguagem na formação de Conceitos na sala de aula de física na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
erico_dissertacao_versao_final.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.