Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CYGS9
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Localização automática de faltas em linhas de transmissão de circuitos duplos
Authors: Thiago Matozinhos de Souza
First Advisor: Clever Sebastiao Pereira Filho
Abstract: A localização de faltas em linhas de circuito duplo está, atualmente, em um estágio de desenvolvimento inferior se comparado aos progressos obtidos pelos métodos para linhas de circuito simples. A localização de faltas para estas linhas pode ser consideravelmente influenciada pelo acoplamento mútuo entre os circuitos. A maioria dos métodos de localização de faltas existentes não foi desenvolvido levando-se em conta a existência do segundo circuito. Desta forma, usualmente temseuma modelagem incompleta, o que leva o algoritmo a errar na estimativa do local de falta, quando aplicado a uma linha de circuito duplo. Em outros casos, utiliza-se uma modelagem muito simples das linhas, fato que também leva a um localizador com precisão indesejável, especialmente quando são utilizados em linhas relativamente longas, comuns no Brasil. Neste trabalho será apresentado um estudo de uma técnica de localização automática de faltas em linhas de transmissão de circuito duplo, com a utilização de dados de tensão e corrente de dois terminais de ambos os circuitos. A metodologia utilizada propõe o uso de matrizes que transformam linhas de circuito duplo em dois circuitos perfeitamente desacoplados, denominados respectivamente circuito aditivo e circuito diferencial. Em seguida, aplica-se o método de Johns & Jamalli para linhas de circuito simples utilizando como parâmetros de entrada os dados pertencentes ao circuito diferencial, sendo original esta abordagem no domínio da freqüência. Além do local da falta, será apresentado o Fator de Desconfiança, um outro parâmetro parase inferir a qualidade do resultado obtido. Para verificar o desempenho do sistema computacional desenvolvido no Matlab foram utilizados arquivos obtidos do software de simulação de transitórioseletromagnéticos ATP. As simulações foram feitas com variação dos ajustes de distância do ponto de falta, tipo de falta, ângulo de incidência, resistência de falta e capacidade das fontes equivalentes terminais. Adicionalmente foi verificado o desempenho do sistema frente a um caso real do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os resultados obtidos mostraram que a metodologia aplicada melhora significativamente as estimativas do local de falta quando comparado com os resultados obtidos pelo método original de Johns & Jamalli para linhas de circuitosimples ignorando-se o circuito são.
Abstract: Fault location on parallel lines still has an inferior level of development ifcompared to the obtained progress on single circuit lines. The fault location forn double circuit or parallel lines can be considerably influenced by the mutual coupling between circuits. The majority of methods for fault location were not developed considering the existence of the second circuit. In such way, there is an incomplete modeling, which leads the algorithm to a wrong faults incidence point estimativewhen used on a double circuit line. In other cases, a very simple lines model is used, that also leads to a locator with undesirable precision, especially when dealing with relatively long lines, typically found in Brazil.This dissertation will present a study of an automatic fault location technique on double circuit transmission lines, with the use of voltage and current data from two terminals of both circuits. The developed methodology uses matrix decomposition that transforms double circuit lines into two decoupled circuits, called additive circuit and differential circuit. The next step consists on using single circuit Johns & Jamallis method on differential circuits data. It is an original approach inthe frequency domain. Beyond faults incidence point, the Unreliable Factor will also be presented; witch is another parameter that lets infer the quality of the results. The developed routines had been implemented through Matlab software. The fundamental characteristics of the fault location algorithm was determined by testing the data generated by ATP, a transient simulator program. A wide range of line parameters was evaluated such as fault position, type, and resistance; sourceimpedance ratio and others. A real data case was also used. The results showed that the developed methodology is able to produce a better fault location estimative when compared to the original Johns & Jamallissingle circuit method with the non-faulted circuit ignored.
Subject: Engenharia elétrica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8CYGS9
Issue Date: 18-Jun-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
390m.pdf974.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.