Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8E3FJW
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O trabalho docente no movimento de reformas educacionais no estado do Acre
Autor(es): Ednaceli Abreu Damasceno
primer Tutor: Luciola Licinio de C P Santos
primer miembro del tribunal : Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre
Segundo miembro del tribunal: Alvaro Luiz Moreira Hypólito
Tercer miembro del tribunal: Adriana Maria Cancella Duarte
Cuarto miembro del tribunal: Luciano Mendes de Faria Filho
Resumen: Esta tese analisa o trabalho docente na educação básica da rede pública do Estado do Acre, a partir do movimento de reformas educacionais implementadas na última década (1999-2009) nesse Estado, considerando as condições de trabalho, a formação, a carreira e a remuneração docente. Analisou-se também, a influência das políticas implementadas na área da formação, da carreira e da remuneração docente e dos procedimentos normativos que regulam a profissão, observando se esses aspectos foram responsáveis pela melhoria dos indicadores educacionais. Buscou-se, ainda, identificar quais os mecanismos de regulação do trabalho docente são característicos e específicos do contexto educacional acriano. A pesquisa utilizou dados quantitativos e qualitativos e procedimentos metodológicos variados, como a análise documental, o questionário e a entrevista. Na primeira etapa da pesquisa, foi realizado um survey no qual participaram 240 professores da educação básica que trabalham em escolas da rede estadual e na segunda etapa foram entrevistados 08 professores. Para análise dos dados, partiu-se do estudo da teoria da regulação como ferramenta conceitual, apoiado em Aglietta (1979) e articulado aos trabalhos de Ball (1992), Barroso (2005, 2006), Lessard (2006), Oliveira, (2005, 2006) e Reynaud (1988). A análise apoiou-se também na discussão da cultura do desempenho, da performatividade, da accountability e da intensificação do trabalho docente. O estudo evidenciou que, o processo de reformas educacionais no Acre assumiu, em boa medida, uma configuração híbrida, mesclando propostas ligadas a uma perspectiva crítica e emancipatória com propostas ligadas a uma perspectiva de orientação economicista e gerencial. Os resultados demonstraram que o trabalho docente sofreu mudanças significativas, na última década, condicionando as atividades de ensino às necessidades de produzir melhores resultados de desempenho dos estudantes nos exames nacionais. As políticas de formação inicial em serviço, as melhorias no plano de carreira e nos salários dos docentes contribuíram para a melhoria dos indicadores. Ao lado dessas políticas, a reestruturação do trabalho docente (que passou a ser mais controlado, com base na cobrança de resultados fixados em metas educacionais) foi analisada como fator preponderante para a melhoria do desempenho dos alunos, sendo esse aspecto integrante de um novo processo de regulação educacional.
Abstract: This theory analyzes the teachers' work in the basic education of the public system in the State of Acre, starting from the movement of educational reforms implemented in the last decade (1999-2009) in the State, considering the teachers working conditions, formation, career and remuneration. The influence of the policies implemented in the field of teachers formation, career, remuneration and of the normative procedures that regulate the profession, checking if those aspects were responsible for the improvement of the educational indicators. It was also tried to identify the mechanisms of regulation which are characteristic and specific of the teachers work in Acres educational context. The research used quantitative and qualitative data and range of methodological procedures, such as document analysis, questionnaire and interview. In the first phase of the research, a survey was accomplished with 240 teachers of the basic education who work in the state schools; and in the second moment, 08 teachers were interviewed. To analyze the data, the study was based on the regulation theory as a conceptual tool, underpinned in Aglietta (1979) and connected to the works by Ball (1992), Barroso (2005, 2006), Lessard (2006), Oliveira, (2005, 2006) and Reynaud (1988). The analysis was also based on the discussion of performance culture, performativity, accountability, and the intensification of the teachers work. The study evidenced that, the process of educational reforms in Acre assumed, in a good extent, a hybrid configuration by mixing proposals linked to a critical and emancipatory perspective with those ones connected to an economism and managerial orientation perspective. The results demonstrated that the teachers work suffered significant changes, in the last decade, conditioning the teaching activities to the needs of producing better results of the students' achievement in the national exams. The policies for in-service initial formation, career improvement plan and teachers' wages had contributed to the improvement of the indicators. Along with those policies, the restructuring of the teachers work (which turned to be more controlled, based on the demand for results set in the educational goals) was analyzed as a preponderant factor for the improvement in the students' performance, once this became an additional aspect to a new process of educational regulation.
Asunto: Educação
Educação e Estado Acre
Prática de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8E3FJW
Fecha del documento: 15-dic-2010
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese____ltima__vers_o_final_20.12.2010.pdf2.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.