Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MLLKD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rafael Fortes Soarespt_BR
dc.contributor.referee1Silvio Ricardo da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Cleber Augusto Gonçalves Diaspt_BR
dc.creatorTiago Tonialpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T12:27:54Z-
dc.date.available2019-08-14T12:27:54Z-
dc.date.issued2011-05-25pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MLLKD-
dc.description.abstractThis research adhered to ballroom dance as a leisure activity in contemporary society from Belo Horizonte. Through game theory (especially Huizinga) and leisure (primarily Gomes concepts) sought to question, from theoretical point of view, the ballroom dance. Then, the objective was to understand better what ballroom dance is. The field research consisted of forms and semistructured interviews with people who experience ballroom dance in dance studios from Belo Horizonte. The survey results showed a series of tensions over the division of gender with established roles during the dance (male/leader and female/follower), in dialogue with society today. A point to be taken into consideration is that ballroom dance, when put people in direct body contact with someone of the opposite sex, creates a touch of intimacy. This contact occurs within what is understood here as a game that occurs within a unique universe that allows its players indulge in intimate physical contact with another being, but it ends there. The ballroom dance, in general, is presented in this study as being motivated by sociability and all the tensions that embraces this concept, since it is just being with others who leads his actors to attend the lessons of the ballroom dance studios. Another point, resulting of these tensions, is the idea that this kind of dance does not belong to the male nor the youthful universe. In general, the research has shown that this cannot be stated with absolute certainty because of the new configurations of ballroom dance that is even changing the process of "leading", where woman increasingly is replaced by an active role in this essential element of the definition of ballroom dance. All these factors are closely related to the invention of this kind of academies, of the technical development that ballroom dance is suffering and the creation of a dance invented to be an element of pleasure and sociability in the halls, which now wins the Italian stage. This creates a further refinement of the dance that leads to both leader and follower to take classes to understand the diversity of ballroom dance from all over the world and to get to dance with different people.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se ateve à dança de salão enquanto atividade de lazer na sociedade contemporânea belorizontina. Através da teoria do jogo (em especial de Huizinga) e do lazer (principalmente os conceitos de Gomes) procurou-se questionar, do ponto de vista teórico, a dança de salão, o objetivo foi então entender melhor o que é dança de salão. A pesquisa de campo se constituiu por formulários e entrevistas semi-estruturadas com pessoas que vivenciam a dança de salão em academias de Belo Horizonte. O resultado da pesquisa mostrou uma série de tensões em relação à divisão de gêneros com papéis instituídos durante a dança (masculino/condutor e feminino/conduzido), dialogando também com a sociedade atual. Um ponto a ser levado em consideração é que dança de salão, ao colocar as pessoas em contato corporal direto com alguém do sexo oposto, cria um contato de intimidade. Esse contato acontece dentro do que aqui se entende por um jogo que ocorre dentro de um universo próprio permitindo aos seus jogadores se entregarem ao contato corporal íntimo com outro ser, mas que se encerra ali. A dança de salão, de maneira geral, se apresentou a este estudo como algo movido pela sociabilidade e todas as tensões que este conceito abarca, uma vez que é justamente o convívio com outras pessoas que leva seus atores a buscarem as aulas oferecidas pelas academias de dança de salão. Outro ponto, fruto dessas tensões, se refere à idéia de que esse tipo de dança não pertence nem ao universo masculino, nem ao juvenil. De forma geral, a pesquisa mostrou que isso não pode ser afirmado de forma categórica, devido às novas configurações da dança de salão que vem modificando inclusive o processo de condução, onde a mulher cada vez mais passa a ter um papel ativo neste elemento essencial da definição da dança de salão. Todos estes fatores estão intimamente ligados à invenção desse tipo de academia, do desenvolvimento técnico que a dança de salão vem sofrendo e da criação de uma dança inventada para ser elemento de prazer e sociabilidade nos salões, que agora ganha os palcos italianos. Isso cria um maior refinamento da dança que leva tanto condutor quanto conduzido a terem que fazer aulas para aprenderem as diversas danças de salão do mundo e para conseguir dançar com pessoas diversas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConduçãopt_BR
dc.subjectDamapt_BR
dc.subjectCavalheiropt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAcademiapt_BR
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subject.otherLazerpt_BR
dc.titleDança de salão e lazer na sociedade contemporânea: um estudo sobre academias de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dan_a_de_sal_o_e_lazer_na_sociedade_contempor_nea.pdf894.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.