Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MRGWW
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O direito dos povos de John Rawls e a crítica cosmopolitista
Autor(es): Wagner Artur de Oliveira Cabral
Primeiro Orientador: Renato Cesar Cardoso
Primeiro membro da banca : Aziz Tuffi Saliba
Segundo membro da banca: Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a crítica cosmopolitista, de fundamento no ser humano, diante do Direito dos Povos do autor norte-americano John Rawls. Inicialmente, apresenta-se uma série de questões de ordem formal. Posteriormente, dá-se início a uma exposição dos conceitos fundamentais da teoria Justice as Fairness de John Rawls. A seguir, apresenta-se ainda o projeto de princípios para o Direito Internacional proposto por Rawls, o chamado Direito dos Povos. O Direito dos Povos é uma tentativa de extrapolar as ferramentas desenvolvidas para a esfera doméstica, para utilização no Justice as Fairness, para a ordem internacional. Os autores que se auto definem como partidários da corrente cosmopolitistas apontam que, apesar de se assemelhar ao livro Uma Teoria da Justiça, o trabalho mais recente de Rawls não possui o mesmo condão
Abstract: The objective of the present study is to analyze the cosmopolitist critique presented to the Law of Peoples envisaged by the American professor John Rawls. First, some questions of formal nature will be addressed. Following this, there is an exposition of the Justice as Fairness theory key concepts. The rawlsian project for international law, Law of the Poples, is then presented. Moreover, several scholars which defend a cosmopolitist stance that believes that even though it shares some similarities with A Theory of Justice, it doesnt holds the same standards for individuality and freedom protection as the former.
Assunto: Relações internacionais
Rawls, John, 1921-2002
Justiça
Direito Filosofia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MRGWW
Data do documento: 11-Ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_wagner_artur_cabral.pdf999.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.