Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8QWPYF
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Aspectos epidemiológicos-sociais dos pacientes oncológicos assistidos por serviços especializados em Belo Horizonte (MG)
Autor(es): Marcus Vinicius Polignano
primer Tutor: Francisco Cecilio Viana
primer miembro del tribunal : Eliane Costa Dias Macedo Gontijo
Resumen: Com o objetivo de estabelecer o perfil epidemiológico-social dos pacientes oncológicos, foram pesquisados 1450 prontuários médicos referentes a quatro hospitais do Município de Belo Horizonte, os quais foram responsáveis por aproximadamente 90% dos atendimentos oncológicos no período de 1980-84. Os dados obtidos demonstram que a população oncológica estudada é constituída de indivíduos da classe social do subproletariado (88,2%), da faixa etária acima dos 50 anos (65,7%), de ambos os sexos, predominantemente casados (54,3%), de cor branca (62,0%) e beneficiários do sistema previdenciário estatal (92,5%). Em relação a procedência, verifica-se que 62,2% são originários da Zona Metalúrgica, residem em cidades com mais de 1.000.000 de habitantes (48,8%), distantes até 100 km de Belo Horizonte (55,5%). O tempo de demora no diagnostico demonstra que 52,8% dos pacientes esperaram até 3 meses e 28% dos casos esperam mais de 6 meses entre o aparecimento dos sinais e/ou sintomas e a confirmação diagnóstica, estando esta variável estatisticamente relacionada ao vinculo previdenciário, faixa etária e classe social do paciente. Quanto ao "follow-up", constata-se um índice de perda de seguimento no acompanhamento do paciente de 63%, estando o abandono do tratamento estatisticamente relacionado a faixa etária e a distância do município de procedência em relação a Belo Horizonte. Conclui-se que é a fração de classe menos previlegiada na estrutura social que compõe a maior parcela da população oncológica, recaindo principalmente sobre esse grupo as consequências sociais da doença. Os serviços oncológicos prestam uma assistência puramente curativa, fragmentar, concentrada nos grandes centros urbanos, com uma políticade "follow-up" ineficiente, estruturada mais em função da doença que do doente.
Asunto: Veterinária
Cancer Pacientes Condições sociais Belo Horizonte (MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8QWPYF
Fecha del documento: 3-jul-1989
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_de_mestrado_de_marcus_vinicius_polignano.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.