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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Alfabetizandos/as na EJA: as razões da permanência nos estudos
Authors: Paula Cristina Silva
First Advisor: Carmem Lucia Eiterer
First Referee: Analise de Jesus da Silva
Second Referee: Leoncio Jose Gomes Soares
Abstract: Esta pesquisa de mestrado desenvolveu-se junto a uma turma de alfabetização de EJA localizada em uma escola municipal de Belo Horizonte e teve como objetivo geral compreender possíveis fatores internos ao processo educativo que pudessem contribuir para que seus/suas estudantes, jovens, adultos/as e idosos/as, permanecessem nos estudos. Para tanto, a revisão de literatura versou sobre permanência e interrupção dos estudos de educandos e educandas da EJA e práticas de alfabetização. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e buscamos uma turma em que não tivesse ocorrido interrupção dos estudos pelos educandos na passagem de um ano letivo a outro. Identificamos uma turma na qual a maioria dos/as estudantes se manteve frequente nesse período delimitado. Realizamos observação em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com educadora e alfabetizandos/a e análise de documentos que orientam a EJA no município de Belo Horizonte. Concluímos que não é possível dissociar fatores internos e externos à sala de aula que possam contribuir para a permanência nos estudos de estudantes da EJA. Verificamos que a ação pedagógica da educadora aparentemente se alicerçava numa prática de cunho tradicional, com ênfase em atividades que visavam à aquisição das habilidades de leitura, escrita e cálculo, sem, contudo, desconsiderar o aspecto relacional e as especificidades do público da educação de pessoas jovens, adultas e idosas. A questão laboral e a vontade individual de três educandos, além da busca de autonomia, já tratadas em outras pesquisas, ganharam evidência em nossa análise sobre fatores que poderiam motivar esses/as educandos/as a permanecerem estudando. Concluímos, portanto, que pode haver correlação entre um processo pedagógico implementado em uma turma de EJA e a permanência nos estudos.
Abstract: This master thesis was developed at an adult education literacy class located in a municipal school of Belo Horizonte and main goal was to understand possible factors internal to the educational process that could contribute to these students, young adults and the elderly remain in the study. To this end, the literature review was about permanence and interruption of studies of people from EJA and literacy practices. We develop a qualitative research and seek a class in which the number of students remained somewhat stable in the passage of a school year to another. We conduct classroom observations, semi-structured interviews with educators and learners, and analysis of documents that guide EJA in the city of Belo Horizonte. We conclude that it is not possible to separate internal and external factors to the classroom that can contribute to the permanence of students in studies from EJA. We found that the pedagogical action of the educator is apparently rooted in a practice of traditional features, with an emphasis on activities aimed at acquiring the skills of reading, writing and arithmetic, without, however, ignore the relational aspect of the public and the specificities of EJA. The matter of individual will and the labor factor of three students, and the pursuit of autonomy, already addressed in other studies, evidence gained from our analysis on factors that could motivate these students to remain in school. We therefore conclude that there may be a correlation between the educational process implemented in an adult education class and stay in school.
Subject: Educação
Alfabetização  
Educação de adultos  
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8RYQ5L
Issue Date: 1-Dec-2011
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