Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVHJX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Laura Stella Miccolipt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria Ferreira Barcelospt_BR
dc.contributor.referee2Vera Lucia M de Oliveira e Paivapt_BR
dc.creatorAndrea Santana Silva e Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T05:53:48Z-
dc.date.available2019-08-10T05:53:48Z-
dc.date.issued2011-07-04pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVHJX-
dc.description.abstractHope is the creative ability to represent positive visions of the future, which influences human development. Drawing from investigations in Philosophy and the Cognitive Sciences, Miccoli observes the teaching and learning process as a complex set of experiences in which one transforms and is transformed through interaction and by specific situations (1996; 1997; 2000; 2001a; 2001b; 2006; 2007a; 2007b; 2007c; 2007d). Within this framework, this study aimed to identify hope in experiences lived inside and outside of classrooms, through the mapping of 50 learning narratives of Language Arts students from the Federal University of Minas Gerais. The findings of the triangulation of (qualitative, quantitative and phenomenological) data analyses revealed that learners experiences are oriented toward expectations and dreams that compel them to action starting point for the discussion of affect-related factors that can promote empowerment for learning a second language.pt_BR
dc.description.resumoEsperança é a habilidade criativa de representar visões positivas do futuro, que influencia o desenvolvimento humano. Refletindo a partir de investigações na filosofia e nas ciências cognitivas, Miccoli observa o processo de ensino/aprendizagem como um conjunto complexo de experiências nas quais o indivíduo transforma e é transformado através da interação e em situações específicas (1996; 1997; 2000; 2001a; 2001b; 2006; 2007a; 2007b; 2007c; 2007d). Através desse aporte teórico, o presente trabalho teve por objetivo identificar a esperança em experiências vivenciadas dentro e fora de sala de aula, através do mapeamento de 50 narrativas de aprendizagem de alunos do curso de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. O resultado da triangulação das análises (qualitativa, quantitativa e fenomenológica) dos dados revelou que as experiências dos aprendizes são orientadas por expectativas e sonhos que os compele a agir ponto de partida para a discussão de fatores relacionados à afetividade que podem promover empoderamento na aprendizagem de segunda língua.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectEsperançapt_BR
dc.subjectExperiências de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitarios Atitudespt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Estudo e ensino (Superior) Falantes estrangeirospt_BR
dc.titleMapeando a esperança: um levantamento das experiências no processo de aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
silva_e_souza__2011_disserta__o.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.