Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVHJX
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Laura Stella Miccoli | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ana Maria Ferreira Barcelos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vera Lucia M de Oliveira e Paiva | pt_BR |
dc.creator | Andrea Santana Silva e Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T05:53:48Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T05:53:48Z | - |
dc.date.issued | 2011-07-04 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8SVHJX | - |
dc.description.abstract | Hope is the creative ability to represent positive visions of the future, which influences human development. Drawing from investigations in Philosophy and the Cognitive Sciences, Miccoli observes the teaching and learning process as a complex set of experiences in which one transforms and is transformed through interaction and by specific situations (1996; 1997; 2000; 2001a; 2001b; 2006; 2007a; 2007b; 2007c; 2007d). Within this framework, this study aimed to identify hope in experiences lived inside and outside of classrooms, through the mapping of 50 learning narratives of Language Arts students from the Federal University of Minas Gerais. The findings of the triangulation of (qualitative, quantitative and phenomenological) data analyses revealed that learners experiences are oriented toward expectations and dreams that compel them to action starting point for the discussion of affect-related factors that can promote empowerment for learning a second language. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esperança é a habilidade criativa de representar visões positivas do futuro, que influencia o desenvolvimento humano. Refletindo a partir de investigações na filosofia e nas ciências cognitivas, Miccoli observa o processo de ensino/aprendizagem como um conjunto complexo de experiências nas quais o indivíduo transforma e é transformado através da interação e em situações específicas (1996; 1997; 2000; 2001a; 2001b; 2006; 2007a; 2007b; 2007c; 2007d). Através desse aporte teórico, o presente trabalho teve por objetivo identificar a esperança em experiências vivenciadas dentro e fora de sala de aula, através do mapeamento de 50 narrativas de aprendizagem de alunos do curso de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. O resultado da triangulação das análises (qualitativa, quantitativa e fenomenológica) dos dados revelou que as experiências dos aprendizes são orientadas por expectativas e sonhos que os compele a agir ponto de partida para a discussão de fatores relacionados à afetividade que podem promover empoderamento na aprendizagem de segunda língua. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Esperança | pt_BR |
dc.subject | Experiências de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject.other | Aquisição da segunda linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Estudantes universitarios Atitudes | pt_BR |
dc.subject.other | Língua inglesa Estudo e ensino (Superior) Falantes estrangeiros | pt_BR |
dc.title | Mapeando a esperança: um levantamento das experiências no processo de aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silva_e_souza__2011_disserta__o.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.