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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Comparação dos valores medidos e preditos de pressões respiratórias máximas em escolares saudáveis - criação de uma nova equação de referência preditiva de força muscular respiratória
Authors: Lidia Miranda Barreto
First Advisor: Maria Jussara Fernandes Fontes
First Co-advisor: Marco Antonio Duarte
Abstract: A Força Muscular Respiratória, definida como a pressão máxima mensurada ao nível da boca e refletida pelas mensurações da força dos músculos inspiratórios e expiratórios, compõe um importante arsenal capaz de diagnosticar e prognosticar desordens neuromusculares e pulmonares. É influenciada por vários fatores, e atualmente existem diversas equações de referência preditivas descritas considerando diferentes populações e metodologias. Entretanto, não há um consenso de valores ideais de referência a utilizar, além de serem escassos os relatos na literatura de equações preditivas de pressões respiratórias máximas em crianças e adolescentes na população brasileira. OBJETIVOS Dentro deste contexto, esse estudo teve por objetivo medir e comparar valores de força da musculatura respiratória de crianças e adolescentes saudáveis da rede de ensino de Belo Horizonte com valores preditos propostos por equações descritas por Wilson et al., Domènech et al. e Schmidt et al. ,conjuntamente com análise da função pulmonar e dados antropométricos, reforçando assim a necessidade de se propor a criação de uma nova equação de referência preditiva de pressões respiratórias máximas. MÉTODOS Tratou-se de um estudo transversal e a amostra de conveniência foi constituída de 90 crianças e adolescentes saudáveis com faixa etária de 6 a 12 anos; sendo 44 indivíduos do sexo feminino (39,6%) e 46 do masculino (41,4%). Os indivíduos foram classificados quanto ao IMC proporcional para idade, sendo todos eutróficos e saudáveis, sem patologias atuais ou prévias. O espirômetro VITATRACE VT 130 foi utilizado para realizar as medidas espirométricas (CVF e VEF1,) de modo a garantir a normalidade da função pulmonar. As medidas antropométricas aferidas foram peso, altura, circunferência do braço e prega cutânea tricipital. O manovacuômetro GERAR foi utilizado para mensuração das pressões respiratórias máximas. Foi aplicado o questionário ISAAC para avaliação de doenças alérgicas. ANÁLISE ESTATISTICA A distribuição das amostras foi verificada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov e/ou Shapiro-Wilk; Teste-t não pareado para comparar os sexos; Análise de variância (ANOVA) e post-hoc Student-Newman Keuls (SNK), para comparações de valores medidos e preditos; Teste de Correlação de Pearson para medir a associação entre as variáveis e Regressão linear múltipla, para modelar as equações de referência propostas e fazer previsões. O nível de significância considerado foi de 5%. RESULTADOS/CONCLUSÃO A comparação dos valores medidos e preditos de pressões respiratórias máximas se diferiram significativamente, e as equações de referência atuais não foram capazes de predizer os valores de PImáx e PEmáx na população estudada, e, com isso, o presente estudo propôs uma nova equação preditiva de força muscular respiratória considerando esta população.
Abstract: The Respiratory Muscle Strength, defined as the maximum pressure measured at the mouth and reflected by measurements of inspiratory and expiratory muscle strength, form an important arsenal capable of diagnosing and predicting neuromuscular and pulmonary disorders. It is influenced by several factors, and nowadays there are several reference predictive equations described considering different populations and methodologies. However, there is no consensus of ideal values, and there are few reports in the literature of predictive equations of maximal respiratory pressures in children and adolescents in Brazil. OBJECTIVES In this context, this study aimed to measure and compare values of respiratory muscle strength in healthy children and adolescents of school system in Belo Horizonte with the values predicted by the proposed equations described by Wilson et al., Domènech et al. and Schmidt et al. more commonly used in databases together with analysis of lung function and anthropometric data, thus reinforcing the need to propose the creation of a reference equation predictive of maximal respiratory pressures in this population. METHODS This was a cross-sectional and convenience sample consisted of 90 healthy children and adolescents aged 6-12, with 44 females (39.6%) and 46 males (41.4%). Individuals were classified according to BMI proportional to age, being all normal and healthy, with no current or past pathologic conditions. The spirometer VITATRACE VT 130 was used for spirometry measurements and FVC, FEV1, to ensure the normal lung function. The anthropometric measurements were taken were weight, height, arm circumference and triceps skinfold thickness. The manometer GERAR was used for the measurement of maximal respiratory pressures. One questionnaire were used (ISAAC) for refinement of data analysis, characterization of subjects and homogenization of the sample. STATISTICAL ANALYSIS The distribution of the samples was verified by the Kolmogorov-Smirnov test and / or Shapiro-Wilk test, unpaired t-test to compare the sexes, analysis of variance (ANOVA) and post hoc Student-Newman-Keuls (SNK) for comparisons measured and predicted values, Pearson correlation test to measure the association between variables and multiple linear regression to model the proposed reference equations and make predictions. The significance level was 5%. RESULTS / CONCLUSION The comparison of measured and predicted values for maximal respiratory pressures are significantly different, and the reference equations were not able to predict the values of MIP and MEP in the population studied, and thus, this study proposed a new predictive equation respiratory muscle strength considering this population.
Subject: Valores de referência
Antropometria
Valor preditivo dos testes
Estudos transversais
Força muscular
Testes de função respiratória
Adolescente
Mecanica respiratória
Setor público
Sistema respiratorio
Sistema respiratório
Educação
Criança
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8W3NYE
Issue Date: 30-Mar-2012
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