Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525D
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jorge Tadeu de Ramos Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Monica Erichsen Nassifpt_BR
dc.creatorClayton Aparecido Rocha Nazarenopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T12:54:34Z-
dc.date.available2019-08-13T12:54:34Z-
dc.date.issued2011-04-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-98525D-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate and compare with the literature, the practice of obtaining information in the external environment. The methodology was conducted as a survey of the literature search for definitions and characteristics of information, intelligence and monitoring systems, and the definition of the conceptual basis of reference, identifying the main tools for monitoring the information available on the Internet. According to the size of the organizations they have different levels of hierarchy and different ways of searching for information to meet your demands. To do this they rely on numerous sources of informationavailable on the market. This is a study on how to seek and obtain information through the internet. Has focused attention on monitoring of information using the tool RSS Feed, including how the information source sends data, the frequency of use of these information sources, and use these tools and Internet sites for monitoring information . The information that the company should closely monitor competitors, markets, trends, technology,legislation, among others, underlie the decision process, adding value to the business. We conclude that the idea that information is a strategic resource of the organization is already incorporated into the current reality. Therefore the information is important in generating knowledge to assist in decision making in organizations, becoming indispensable. The process of monitoring of information, understood, aims at the retrieval of information relevant to the specific needs of the organization, sources available on the Internet, with continuous monitoring done by intelligent agents.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar e comparar, com a literatura, as práticas de obtenção de informações no ambiente externo. A metodologia utilizada foi realizada como o levantamento da literatura pertinente, busca por definições e características da Informação, sistemas de monitoramento e Inteligência; e a definição da base conceitual de referência, identificando as principais ferramentas de monitoramento da informação disponíveis na internet. De acordo com o tamanho das organizações elas possuem diferentes níveis de hierarquia e diferentes maneiras de buscar informações paraatender às suas demandas. Para isso, elas recorrem a inúmeras fontes de informações disponíveis no mercado. Trata-se de um estudo sobre como buscar e obter informação por meio da internet. Focalizou-se a atenção no monitoramento da informação utilizando-se daferramenta RSS Feed, compreendendo de que forma a fonte de informação envia dados; a freqüência de uso dessas fontes de informação, e na utilização dessas ferramentas e sites da internet no monitoramento da informação. As informações que a empresa deve monitorar com concorrentes, mercados, tendências, tecnologias, legislação entre outras, subsidiam o processo decisório, agregando valor ao negócio da empresa. Conclui-se que a idéia de que a informação é um recurso estratégico da organização já está incorporada à realidade atual. Sendo assim a informação é importante na geração de conhecimentos que auxiliem na tomada de decisões nas organizações, tornando-se imprescindível. O processo de monitoramento da informação, entendido aqui, tem como objetivo a recuperação da informação relevante, para necessidades específicas da organização, em fontes disponíveis na Internet, com o monitoramento contínuo feito por agentes inteligentespt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformação estratégicapt_BR
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectMonitoramento da informaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subject.otherInternet Fontes de informaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherInternetpt_BR
dc.subject.otherMonitoramento informacionalpt_BR
dc.titleMonitoramento da informação: identificação das principais ferramentas disponíveis na Internetpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_clayton.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.