Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-986G3P
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Retratos imaginários: fotografia, tempo livre e indústria cultural
Autor(es): Gelka Arruda de Barros
Primeiro Orientador: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Primeiro membro da banca : Marcus Vinicius Correa Carvalho
Segundo membro da banca: Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Resumo: Esta dissertação trata da investigação sobre as relações entre o homem e a imagem na contemporaneidade, permeadas pela fotografia e pela indústria cultural. Baseada nas reflexões filosóficas da Teoria Crítica e de Vilém Flusser, juntamente a outros teóricos da imagem, o trabalho apresenta considerações acerca do processo de construção da subjetividade, procurando estabelecer a relação do sujeito com sua própria imagemna contemporaneidade. Para tanto, ilustraos momentos mais pontuais do processo de desenvolvimento dos mecanismos óticos que possibilitaram o advento da fotografia como a conhecemos nos moldes atuais e suas implicações nos nossos modos de ver.No intuito de enriquecer a reflexão sobre o tema, foram realizadas entrevistas a partir de fotografias escolhidas pelos entrevistados, na expectativa de coletar a produção dos sentidos do sujeito social, possibilitando um diálogo mais profundo com as referências teóricas adotadas. Essa abordagem permitiuestabelecer as tensões existentes entre o sujeito e a imagem em suas maneiras de apreender o mundo e de se representar para o mundo.
Abstract: This dissertation is an investigation into the relationship between man and the image in contemporaneousness, permeated by photography and the culture industry. Based on the philosophical musings of Critical Theory and Vilém Flusser, along with other theorists of the image, the paper presents considerations regarding the process of construction of subjectivity, trying to establish the relationship of the subject with his own image in contemporary society. Therefore, illustrates the occasional moments of the development process of optical mechanisms that enabled the advent of photography aswe know it in the current patterns and their implications for our ways of seeing. In order to widen the debate on the theme, interviews were conducted from photographs chosen by respondents, hoping to collect the production of the senses of the social individual, enabling a deeper dialogue with the theoretical references adopted. This approach allowed the tensions between the individuals and the image to be established in their ways of apprehending the world and to represent themselves to the world.
Assunto: Indústria cultural
Fotografia
Subjetividade
Lazer
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-986G3P
Data do documento: 25-Fev-2013
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