Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9A4J8C
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A escassez da utilização de métodos para o gerenciamento de obras de pequeno porte
Autor(es): Marcelo Ribeiro Teixeira
primer Tutor: Roberto Rafael Guidugli Filho
Resumen: O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre as dificuldades da implantação e manutenção de um sistema de gestão de qualidade - SGQ - no setor da indústria da construção civil, sobre o enfoque das empresas de pequeno porte. Dentro do setor da construção civil as empresas de pequeno porte (micros e pequenas empresas) representam a maior parcela do número das empresas de construção e estão distribuídas em todo o território nacional, atuando em diversificadas obras, principalmente em obras prediais. Observa-se que mesmo representado uma parcela significativa dentro do setor, este grupo não participa ativamente das questões importante relacionadas ao setor. Esta baixa participação, talvez seja favorecida, pela pulverização destas empresas em todo o território nacional, o que dificulta ainda mais a sua organização e representação juntos aos órgãos gestores envolvidos nos programas de melhoria da qualidade. Todavia, esta parcela mesmo que pulverizada no território nacional, tem grande importância para o setor da construção, tanto do ponto de vista como importante geradora de empregos diretos, como também importante disseminadora das boas técnicas da engenharia construtiva; Pois estas construtoras estão inseridas em várias pequenas localidades, espalhada em todo o país e desta forma possibilita por demonstrar junto à circunvizinhança da execução da obra, a forma da engenharia exercer suas atividades, tanto em domínio técnico, quando em modelo gerencial, contribuindo de maneira importante na apresentação da boa imagem da construção civil junto à sociedade. Como exemplo podemos citar, a substituição do tradicional uso de formas e escoras de madeira, pelo uso de formas e escoras metálicas. É notório que há uma distância muito grande, entre as práticas adotadas nas médias e grandes construtoras, e a forma como as pequenas construtoras conduzem a suas atividades. Observa-se nas construtoras que implantaram um sistema de gestão da qualidade, uma grande familiarização com os termos do meio e a sua utilização em atividades rotineiras, também verifica-se uma ampla utilização das ferramentas básica do sistema de gestão da qualidade em todos os setores, e estes, muitas vezes desconhecidos nas pequenas empresas. E estas diferenças refletem diretamente nas questões relacionadas com a qualidade de seus produtos ou serviços. Certamente que os programas voltados para melhoria da qualidade dos produtos e serviços que surgiram nas últimas décadas, tiveram papel fundamental para impulsionar a busca pela melhoria da qualidade e nota-se a necessidade de que este grupo do setor construtivo, seja também alcançado, pelas melhorias já vivenciadas nas empresas de grande porte. Neste trabalho foram apresentados os programas de gestão de qualidade mais utilizados nas construtoras, com uma sucinta apresentação destes programas. Foi também referenciada uma pesquisa realizada no setor para evidenciar os problemas enfrentados pelas construtoras na busca pela melhoria da qualidade e uma recomendação final.
Asunto: Engenharia civil
Construção civil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9A4J8C
Fecha del documento: 3-abr-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Construção Civil

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_ufmg_2012_marcelo_teixeira.pdf670.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.