Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AXJ7W
Type: Tese de Doutorado
Title: O eterno legado modernista de Cataguases-MG no passadismo do círculo privilegiado da cultura
Authors: Wescley Silva Xavier
First Advisor: Alexandre de Padua Carrieri
First Referee: Luiz Alex Silva Saraiva
Second Referee: Silke Kapp
Third Referee: Cristina Amélia Pereira de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee4: Elcemir Paço Cunha
Abstract: Nesta tese busco compreender o processo de formação de um círculo privilegiado da cultura que se inicia na instauração da arquitetura modernista, posteriormente elevada à condição fundante de uma cidade de vanguarda, e se mantém a partir das políticas culturais estabelecidas por fundações mantidas pelo capital. Parto de um pressuposto que a dominação cultural representa uma extensão do poder que o capital exerce sobre o trabalho, reduzindo as possibilidades de transformação a partir das elaborações artísticas. As orientações teóricas que sustentam a esta tese estão assentadas sobre uma concepção marxista da estética, de forma que a elaboração artística viabilize na superestrutura possibilidades de mudanças efetivas nas relações materiais de base. A partir da dialética entre base e superestrutura, a produção artística como reflexo da realidade pode estabelecer um caráter transformador da vida social, ao passo que a obra de arte represente de maneira efetiva possibilidades de contrapor e superar as contradições existentes no capital quando recobra seu caráter objetivo na própria vida humana. Outros eixos de orientação teórica foram empregados nesta tese, com destaque para o papel desempenhado pela produção modernista, particularmente a literatura e a arquitetura. A construção da pesquisa se deu a partir do emprego do método materialista histórico-dialético, de forma estabelecer uma relação histórica entre capital e cultura, mediados na esfera da vida social. Para tanto, foram conduzidas pesquisas documentais em arquivos municipais e nacionais, além de entrevistas não estruturadas com pessoas ligadas às fundações culturais, poder público, representantes de manifestações culturais independentes destes grupos, e sindicatos. Os dados foram tratados a partir de uma análise marxista do discurso, de forma que este pudesse ser tratado como elemento idealista de umasuperestrutura que mantém relação dialética com a base, com as questões da vida social. Os resultados encontrados sinalizam que a tradição modernista imposta à cidade é decorrência de uma disputa pelo controle político da cidade da qual um dos grupos participantes era formado por industriais. Assim, o capital vê na arquitetura modernista não apenas a possibilidade de assumir o controle político, como também de demarcar a fundação de uma nova cidade, distinta daquela herdada de uma economia cafeeira gerida por velhas oligarquias. Adecorrência dessa aproximação entre capital e cultura é um processo de elitização das manifestações artísticas na cidade, tornando-se mais forte com o surgimento das fundações culturais. As fundações passam então a determinar as atividades artísticas a partir dos projetos por elas desenvolvidos. Entretanto, essa evolução histórica não se dá de forma linear. Diversas mudanças na política das fundações foram identificadas, diretamente influenciadas pela aproximação ou distanciamento do capital. Mesmo com as mudanças, o caráter restritivodo círculo privilegiado da cultura se mantém, de forma que o resgate do passado seja sempre recobrado a fim de justificar as ações desenvolvidas pelas fundações. O resultado mais recente se verifica no processo de industrialização da arte a partir da criação de um poloaudiovisual que congrega todas as fundações. As manifestações artísticas se transformam em insumos a serem utilizados pela indústria do audiovisual, de forma que as possibilidades de transformação a partir da arte sejam inviabilizadas pelo caráter fabril empregado amanifestações culturais específicas.
Abstract: This these aims at understanding the development of a cultural favored circle which begins with the introduction of modernist architecture, later elevated to founding condition of an avant-garde town, and continues through cultural policies established by foundations funded by capital. It is assumed that cultural domination is an extension of the power of capital over labor, reducing the possibility of transformation stemming from artistic elaborations. A Marxist view of aesthetics underpins the theoretical orientations of this thesis, so that art might allow, in the superstructure, for the possibility of effective changes in the materialrelations at the base. From the base/superstructure dialectic, art as a reflection of reality may become a transformative force in society, inasmuch as the work of art effectively represents ways to juxtapose and overcome the contradictions in capital when it regains its objective attributes in human life. Other relevant theoretical orientations were employed in this thesis, deserving mention the role of modernist production, especially literature and architecture. The research adopted the historical-dialectical materialist method, in order to establish a historical relationship between capital and culture in society. For this purpose, documental research was conducted in national and municipal archives, in addition to unstructured interviews with people involved with cultural foundations, the government, representatives of independentcultural manifestations of these groups, and unions. The data were treated through a marxist discourse analysis, in which discourse may be viewed as an idealistic element of a superstructure that holds a dialectical relationship with the base, that is, with the issues of social life. The results indicate that the modernist tradition imposed on the city is a result of a dispute over political control, in which one of the groups of participants consisted of industrialists. Thus capital sees in modernist architecture not only the possibility of taking over political control, but also of defining the foundation of a new town, distinct from the one inherited from a coffee-based economy run by old oligarchies. A consequence of this confluence of capital and culture is the control of artistic manifestations by the elites, a process that intensifies with the emergence of cultural foundations. The foundations become determinants of artistic activities by advancing their own projects. However, this evolution does not progress linearly. Several changes in the foundations policies were identified, directly influenced by their closeness to or remoteness from capital. Even with the changes, the restrictive nature of the cultural favored circle is maintained, so that a recovery of the past is always used to justify the actions taken by the foundations. The latest result is the industrialization of art by the establishment of audiovisual cluster bringing together all the foundations. Artistic manifestations become inputs to be used by the audiovisual industry, so that the possibility of change stemming from art is negated by the manufacturing component applied to specific cultural manifestations.
Subject: Cultura Cataguases (MG)
Filosofia marxista
Arte Aspectos econômicos
Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AXJ7W
Issue Date: 29-May-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_wescley_xavier.pdf5.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.