Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2G27
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Claudio Paixao Anastacio de Paulapt_BR
dc.contributor.referee1Jorge Tadeu de Ramos Nevespt_BR
dc.creatorAndrea de Castro Las-cazaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T16:29:08Z-
dc.date.available2019-08-09T16:29:08Z-
dc.date.issued2012-05-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B2G27-
dc.description.abstractThis study aims at showing how social networks influence today's society. Starting from an understanding of the concept of cyberspace, the vehicle through which information is shared and enabling the existence of the Internet. First, some social networks such as Blogs and LinkedIn are presented. After this presentation, Facebook, the subject of this case study, you will be given greater detail. The research aims at investigating the meaning, perception and the motivations that Facebook users have in their relations with the network, as well as looking at the impact that interactions via Facebook cause in the daily life of personal and professional users. How some companies explore social networks will also be analysed. This is a qualitative descriptive study. It consists of a sample of 6 people and 3 companies, whose profile has been put into this social network. Both groups were selected by the technique of snowball. The results explain the ways people have interacted with Facebook from the purposes for which the network was designed (meet friends, have fun and obtain information). It is shown that, although companies are increasingly looking forward to exposing your products on Facebook, exploiting the fact that the network is a free resource and seen by millions of people around the world and the growing use of social media in their business, these tools are still tentatively explored. The conclusion brings a brief analysis of how social networks have grown and changed the life of today's society, under the binomial: fast / permanent interaction.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade mostrar como as Redes Sociais influenciam a sociedade atual. Partindo de uma compreensão do conceito de Ciberespaço, veículo através do qual as informações são partilhadas e que possibilita a existência da internet. Apresentam-se, inicialmente, algumas redes sociais como os Blogs e o LInkedin. Após essa apresentação, o Facebook, tema do presente estudo de caso,receberá um detalhamento maior. A pesquisa tem por objetivo investigar o significado, a percepção e as motivações que os usuários do Facebook encontram em suas relações com a rede, bem como investigar os impactos que as interações através e com o Facebook causaram no cotidiano pessoal e profissional desses usuários. Também será analisada a forma como algumas empresas estãoexplorando as redes sociais. Esse é um estudo descritivo de caráter qualitativo. É composto por uma amostra de 6 pessoas usuárias do Facebook e 3 empresas com o perfil colocado nessa rede social. Ambos os grupos foram selecionados pela técnica da bola de neve. Os resultados explicitam os modos como as pessoas têm interagido com o Facebook a partir dos fins para os quais a rede foi concebida (encontrar amigos, se divertirem e obterem informação). Demonstra-se também que, embora as empresas estejam cada vez mais procurando expor seus produtos no Facebook, explorando o fato da rede ser um recurso gratuito e visto por milhões de pessoas em todo o mundo, e do crescimento da utilização das mídias sociais em seus negócios, essas ferramentas ainda são timidamente exploradas. Conclui-se com uma breve análise de como as redes sociais têm crescido e modificado a vida da sociedade atual, sob o binômio: interação rápida/interação permanente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subject.otherFacebook (Recursos eletrônicos)  pt_BR
dc.subject.otherRedes de relações sociais em linha  pt_BR
dc.subject.otherCiberespaço  pt_BR
dc.titleRedes sociais: um estudo de caso sobre os usuários do Facebookpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_andrea_las_cazas.pdf606.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.