Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BPPDL
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dietmar Martin Samulski | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Regina Ferreira Brandão | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luiz Carlos Couto de A Moraes | pt_BR |
dc.creator | Varley Teoldo da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T15:02:46Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T15:02:46Z | - |
dc.date.issued | 2003-08-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BPPDL | - |
dc.description.abstract | As in other competitive sports, high-level Futsal coaches play an important role in conducting their teams in tournaments and games. There are a very few studies discussing the leadership style of coaches assessed through self-perception. The majority of the studies in Futsal are focused in the technical, tactical and physical aspects. The purposes of the present study were to evaluate and compare the selfperception of Futsal coaches with different experience levels, in relation to their real and ideal behavior, to verify the internal consistency of the Sport Leadership Scale (LSS) in the Brazilian Portuguese language. The Real and the Ideal versions of the LSS, each composed of 40 situations were used. Additionally, the participants provided personal and professional information, which was also used in the analysis. They were 50 high level coaches who participated in the Brazilian National Futsal League, in the Brazilian Junior Championship of State Teams and in the State and Metropolitan Championship of Minas Gerais. The coaches mean age was 35.82 years (± 8.39) and had been coaching for 9.82 years (± 7.50) at the time of the study. The internal consistency (Alpha Cronbach) were within acceptable levels for both versions; the Ideal version (0.76) and for the Real version (0.85). It was conclude that the coaches, according to the Real version, see themselves as democratic leaders (x=2,17) who adopt a training-instruction style (x=3,44), and believe that the ideal leader (LSS-ldeal) will should a coach that conduct their teams using the democratic way (x=2,29) and the training-instruction style (x=3,58). There were no differences in LSS for coaches with different levels of experience. | pt_BR |
dc.description.resumo | No futsal competitivo de alto rendimento, os treinadores/líderes desempenham um papel fundamental na conduçAo de suas equipes. Atualmente, poucos sâo os estudos que visam elucidar e discutir os fatores relacionados ao estilo de liderança dos treinadores através da autopercepçâo. A maioria dos estudos no futsal estSo focalizados nos aspectos táticos, técnicos e físicos da modalidade. Sâo objetivos deste estudo; veriricar a consistência interna da Escala de Liderança no Desporto (ELD) na língua portuguesa brasileira: comparar a percepção do técnico em relação ao seu comportamento (perfil atual) e a um comportamento modelo ou desejado (perfil ideal); avaliar se existe um estilo de liderança (interação e decisão) preferencial por parte dos treinadores de futsal; averiguar se o nível de experiência pode influenciar no perfil de liderança do técnico. O instrumento utilizado foi a ELD (versões perfil atual e ideal), composta por 40 situações que envolvem o componente da liderança. Foi também utilizado um questionário de dados demográficos sobre a amostragem. Participaram deste estudo 50 treinadores de alto rendimento, participantes da Liga de Futsal, Campeonato Brasileiro Juvenil de Seleções e Campeonato Estadual e Metropolitano de Minas Gerais. Os treinadores apresentaram uma idade média de 35,82 anos (±8,39) e um envolvimento direto na função de treinador dentro da modalidade de 9,82 anos (±7,50). Verificou-se que a consistência interna geral dos instrumentos perfil ideal (Alpha Cronbach .76) e perfil atual (Alpha Cronbach .85) pode ser classificada como satisfatória. Conclui-se que os treinadores de futsal se avaliam, dentro da ELD-Atual, como líderes democráticos (x=2,17), voltados para um estilo de interação de treino-instrução (x=3,44), e acreditam que um líder ideal (ELD-ldeal) deverá ser um treinador que conduza a equipe de forma democrática (x=2,29) e de treino-instruçâo (x=3,58). Nâo foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre treinadores mais e menos experientes. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Treinamento Esportivo | pt_BR |
dc.subject | Ciências do Esporte | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.other | Futebol de Salão Liderança | pt_BR |
dc.subject.other | Futebol de salão Treinamento técnico | pt_BR |
dc.subject.other | Futebol de salão Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Futebol de Salão Treinadores | pt_BR |
dc.title | Análise do perfil de liderança atual e ideal de treinadores de futsal de alto rendimento, através da Escola de Liderança no Desporto (ELD) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_varleyteoldodacosta.pdf | 10.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.