Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C3KTM
Type: Monografias de Especialização
Title: A modelagem e simulação de um sistema ferroviário para determinação da capacidade
Authors: Carlos Henrique Fernandes de Faria
First Advisor: Renata Lucia Magalhaes de Oliveira
First Referee: Leise Kelli de Oliveira
Abstract: O presente trabalho tem como foco as atividades de transporte de minério, carga geral e passageiros realizadas em uma ferrovia brasileira. Operada por uma empresa cujo principal ramo é a mineração, essa ferrovia é responsável por fazer a ligação entre um Terminal Portuário e uma Mina. O plano de negócios da empresa em questão aponta um crescimento na demanda nesta ferrovia para os próximos anos, sendo este o maior motivador do trabalho. Os objetos de estudo incluíram o levantamento das características da ferrovia, tais como, os pátios de cruzamento, os tipos de locomotivas e de vagões, o planejamento dos horários de partida dos trens, os fluxos de mercadorias e os ciclos do material rodante. Dessa forma, a proposta do presente trabalho é verificar, dadas as informações e premissas históricas que alimentaram diretamente o sistema modelado no Software Arena®, a capacidade máxima que a infraestrutura atual desta ferrovia é capaz de atingir. Com os resultados obtidos, ressalta-se que tal indicador encontra-se bem próximo ao transporte realizado atualmente. Logo, haveria, em um futuro próximo, a necessidade de novos investimentos com o intuito de incrementar tal capacidade.
Subject: Logística
Engenharia de transportes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C3KTM
Issue Date: 12-Nov-2012
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20130129_monografia_final.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.