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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4GSQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Nilson Tadeu Ramos Nunes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | David Jose Ahouagi V de Magalhaes | pt_BR |
dc.creator | Maria Luiza Alves de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T10:24:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T10:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2010-09-22 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4GSQ | - |
dc.description.resumo | A malha ferroviária brasileira experimentou seus anos de glória e foi intensa a sua contribuição para o processo de modernização do país no ante e no pós-guerra. Apesar disso, a linha férrea não encontrou solo fértil para se disseminar; pelo contrário, avançou pouco, mas satisfez o desejo do Estado, o gestor do patrimônio. As ferrovias são de suma importância para um melhor escoamento de mercadorias, possuem menor custo, não correm risco de congestionamentos, transportam grandes volumes, pesos e quantidades. Com a capacidade exportadora, o Brasil precisa de investimentos em infraestrutura e material rodante em suas ferrovias que se encontram sucateadas e com reduzida proporção em relação à sua extensão territorial. Outro grande problema é a falta de padronização das bitolas entre as concessionárias dentro do país. O Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) abordou o processo de planejamento de transportes, formalizou e aperfeiçoou a metodologia estratégica usada pelo Ministério dos Transportes, considerando os principais tipos de cargas, e, tendo como meta elevar a participação das ferrovias na movimentação de carga no país. A indústria do setor está preparada, embora grande parte dos vagões aqui produzidos esteja correndo nos trilhos de outros países. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica como ferramenta metodológica, pois foram consultadas diferentes obras que descrevem sobre o tema: malha ferroviária. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PNLT | pt_BR |
dc.subject | Malha ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Vetor logístico | pt_BR |
dc.subject | Portfólio | pt_BR |
dc.subject.other | Logística | pt_BR |
dc.subject.other | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.subject.other | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.title | A importância da malha ferroviária e sua situação crítica | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp. |
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