Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4GSQ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nilson Tadeu Ramos Nunespt_BR
dc.contributor.referee1David Jose Ahouagi V de Magalhaespt_BR
dc.creatorMaria Luiza Alves de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T10:24:27Z-
dc.date.available2019-08-14T10:24:27Z-
dc.date.issued2010-09-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4GSQ-
dc.description.resumoA malha ferroviária brasileira experimentou seus anos de glória e foi intensa a sua contribuição para o processo de modernização do país no ante e no pós-guerra. Apesar disso, a linha férrea não encontrou solo fértil para se disseminar; pelo contrário, avançou pouco, mas satisfez o desejo do Estado, o gestor do patrimônio. As ferrovias são de suma importância para um melhor escoamento de mercadorias, possuem menor custo, não correm risco de congestionamentos, transportam grandes volumes, pesos e quantidades. Com a capacidade exportadora, o Brasil precisa de investimentos em infraestrutura e material rodante em suas ferrovias que se encontram sucateadas e com reduzida proporção em relação à sua extensão territorial. Outro grande problema é a falta de padronização das bitolas entre as concessionárias dentro do país. O Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) abordou o processo de planejamento de transportes, formalizou e aperfeiçoou a metodologia estratégica usada pelo Ministério dos Transportes, considerando os principais tipos de cargas, e, tendo como meta elevar a participação das ferrovias na movimentação de carga no país. A indústria do setor está preparada, embora grande parte dos vagões aqui produzidos esteja correndo nos trilhos de outros países. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica como ferramenta metodológica, pois foram consultadas diferentes obras que descrevem sobre o tema: malha ferroviária.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPNLTpt_BR
dc.subjectMalha ferroviáriapt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectVetor logísticopt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subject.otherLogísticapt_BR
dc.subject.otherEngenharia de transportespt_BR
dc.subject.otherTransporte ferroviáriopt_BR
dc.titleA importância da malha ferroviária e sua situação críticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_importancia_da_mallha_ferroviaria.pdf443.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.