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Type: Monografias de Especialização
Title: Operação de carregamento de caminhões-tanque para distribuição de combustíveis
Authors: Flávio Ramos Tavares
First Advisor: Nilson Tadeu Ramos Nunes
First Referee: Leise Kelli de Oliveira
Abstract: O presente trabalho descreve e analisa o transporte, operação e produtividade nas entregas de caminhões-tanque em Base de Distribuição de Combustíveis de uma empresa próximas a refinaria de petróleo da Petrobras REGAP (Refinaria Gabriel Passos), localizada no município de Betim-MG. A empresa de Distribuição de Combustíveis, foco deste estudo, possui a sua frota própria e usa também veículos agregados. Utilizam em suas operações os sistemas de logística tradicional TOP Loading e sistema moderno e Botton Loading para realizar as entregas aos postos consumidores. Em função do alto custo na distribuição de combustíveis, um dos primeiros desafios é fazer um diagnóstico, através de pesquisa bibliográfica, das principais vantagens ou oportunidades, em termos de aumento de competitividade e lucratividade ao substituir o tipo de carregamento de caminhões-tanque usado atualmente. No contexto descrito, verificou-se que a escolha entre o sistema de logística de carregamento tradicional TOP Loading e o sistema moderno e Bottom Loading se revela um fator importante na redução dos custos operacionais e consequentemente se traduz em ganho de competitividade e lucratividade para a empresa. O desenvolvimento tecnológico tem possibilitado muitos avanços nas diversas áreas da atividade humana. O emprego dessas novas tecnologias no setor industrial logístico tem propiciado uma competição cada vez mais acirrada, e detalhes antes até ignorados, podem se tornar o diferencial. Nesse sentido, técnicas de logística podem fazer a diferença nos indicadores de desempenho e competitividade.
Abstract: This paper describes and analyzes the transport operation and productivity in the supply of tankers in Base Fuel Distribution for a company near the oil refinery Petrobras REGAP (Gabriel Passos Refinery), located in the city of Betim-MG. The company Fuel Distribution, focus of this study, has its own fleet vehicles and also uses aggregate. It uses in its own operations the traditional logistics Top Loading system and the modern Bottom Loading system to make deliveries to post consumers. Due to the high cost in fuel distribution, one of the first challenges is to make a diagnosis, through bibliographic research, the main advantages or opportunities, in terms to increase competitiveness and profitability by replacing the type of loading of tank trucks currently used. In the context described, it was found that the choice between the logistics traditional charging system Top Loading and the modern system Bottom Loading reveals an important factor in reducing operating costs and consequently translates to gain competitiveness and profitability for the company. Technological development has enabled many advances in various areas of human activity. The use of these new technologies in the logistics industry has resulted in increasingly fierce competition, and details before even ignored, can become the difference. In this sense, technical logistics can make difference in their performance and competitiveness.
Subject: Logística
Engenharia de transportes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C5GZY
Issue Date: 17-May-2012
Appears in Collections:Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp.

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