Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CHGDN
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Aspectos culturais relacionados à gestão, parto e puerpério e sua importância para as estratégias de educação em saúde: um levantamento bibliográfico |
Autor(es): | Fernanda Gonçalves Ferreira |
Primeiro Orientador: | Salime Cristina Haddad |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo buscar na produção científica estudos sobre as crenças e práticas relacionadas à gestação, parto e puerpério e identificar as ações em educação em saúde que valorizem o contexto cultural-social-político em que estão inseridas as famílias. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica narrativa, com pesquisa nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. As influências culturais, advindas da interação entre as pessoas, estão presentes em todas as fases do ciclo gravídico, moldando os comportamentos das mães no cuidado com os recém-nascidos. Várias metodologias de educação em saúde têm sido utilizadas no acompanhamento da gestação por profissionais de saúde, como educação em saúde participativa, grupos de gestante e o método pesquisaação, onde os participantes participam de toda a elaboração do processo. Além disso, os resultados reforçam que deve sempre haver compartilhamento e negociação entre práticas populares e científicas, sem imposição de idéias. |
Abstract: | This study aimed to look at scientific studies on the beliefs and practices related to pregnancy, childbirth and postpartum and identify actions in health education appreciate the cultural-social-political environment in which they operate their families. The methodology used was a narrative review, with research bases Scielo and Google Scholar. Cultural influences, coming from the interaction between persons are present in all phases of pregnancy, shaping the behaviors of mothers in caring for the newborns. Several methodologies health education has been used in the monitoring of gestation health professionals, such as health education participatory groups of pregnant women. The method of action-research, where attendees participate in the preparation of all process, in addition, the results emphasize that there must always be sharing and negotiation between popular and scientific practices, without imposing ideas. |
Assunto: | Estratégia Saúde da Familía |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CHGDN |
Data do documento: | 2-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_fernanda_gol_alves_ferreira.pdf | 121.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.