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dc.contributor.advisor1Maria Teresa Marques Amaralpt_BR
dc.contributor.referee1Helena Hemiko Iwamotopt_BR
dc.creatorElizabeth Marques Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T09:40:58Z-
dc.date.available2019-08-14T09:40:58Z-
dc.date.issued2010-05-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CKGEB-
dc.description.abstractThe purpose of this study was the determination of requirements for Continuing Education in teams of family health in the municipality of Francisco Badaro-MG. Permanent education in health is a powerful strategy to help transform and describe the health practices, organizing actions and health services, processes, training, teaching practice in training and development of health workers. The objective was to provide a survey of data and information necessary for future construction of a proposal for effective learning. The data obtained allow a reflection about the fragility of the training highlighting the urgent need for training for all teams. It will be an exploratory and descriptive, with reports of experiments, following the proposals and Deer Bervian (2006) and Lakatos and Marconi (2008). The subjects of this process the professional team of family health in the city. The study shows that there are many needs in continuing education, both as a result of the training process as derived from the work process. It is evident though is the lack of a majority of professionals, permanent health education as a strategy for reorganizing the health services in the municipality. It follows that for the case of teams that have a relatively new experience in family health, lifelong learning is the best way to meet the challenges and needs in daily life of the teams.pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste estudo foi realizar o diagnóstico das necessidades em Educação Permanente nas equipes de saúde da família do município de Francisco Badaró-MG. A educação permanente em saúde é uma potente estratégia que visa contribuir para transformar e qualificar as práticas da saúde, organizando as ações e os serviços de saúde, os processos formativos, as práticas pedagógicas na formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde. O objetivo foi propiciar um levantamento de dados e informações necessárias para a futura construção de uma proposta efetiva de educação permanente. Os dados obtidos permitem uma reflexão a respeito da fragilidade da formação dos profissionais evidenciando a necessidade urgente de capacitação para todas as equipes. Será um estudo exploratório e descritivo, com relato de experiências, seguindo as propostas de Cervo e Bervian (2006) e Lakatos e Marconi (2008). Participaram como sujeitos do processo os profissionais das equipes de saúde da família do município. O estudo mostra que são inúmeras as necessidades em educação permanente, tanto em decorrência do processo de formação quanto oriundas do processo de trabalho. Evidencia-se ainda que é de desconhecimento da maioria dos profissionais, a educação permanente em saúde como estratégia para reorganização dos serviços de saúde do município. Conclui-se que por se tratar de equipes que têm uma experiência relativamente nova em saúde da família, a educação permanente seria a melhor forma para enfrentar os desafios e necessidades no cotidiano das equipes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subject.otherEstratégia saúde da famíliapt_BR
dc.titleDiagnóstico das necessidades de educação permanente nas estratégias de saúde da família do município de Francisco Badaró-MGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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