Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9EHK8H
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Organização de demanda espontânea e programada e acolhimento na Estratégia de Saúde da Família: um relato de experiência
Autor(es): Valeria Barros de Andrade
Primeiro Orientador: Geralda Fortina dos Santos
Primeiro membro da banca : Thais Lacerda e Silva
Resumo: Trata-se de um relato de experiência de gestão da Clinica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho, localizada no Município do Rio de Janeiro, que teve como desafio a organização do acesso das demandas espontânea e programada, por meio da reorganização do processo de trabalho, utilizando como principal ferramenta de planejamento o acolhimento. A experiência relatada foi vivenciada no período de junho de 2010 a junho de 2011. A partir da realidade vivenciada, foram descritas três fases do processo de organização do acolhimento, visando à melhoria e à efetividade do acesso da população adscrita, assim como ofertar aos profissionais instrumentos organizacionais para trabalhar com uma crescente demanda espontânea, mantendo as características da estratégia de Saúde da Família no que se refere à promoção da saúde e prevenção de agravos e à garantia da concretização do Sistema Único de Saúde.
Abstract: It is an account management experience of the Family Clinic Lenice Maria Monteiro Coelho, located in the city of Rio de Janeiro, which was to challenge the organization's access demands spontaneous and programmed by reorganizing the work process, using as main tool for planning the reception. The experiment reported was experienced in the period June 2010 to June 2011. As of reality, have been described three stages of the host organization aimed at improving access and effectiveness of the enrolled population, as well as offering organizational tools for professionals to work with a growing spontaneous demand, maintaining the characteristics of the strategy Family Health with regard to health promotion and disease prevention and ensuring the implementation of SUS.
Assunto: Estratégia saúde da família
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9EHK8H
Data do documento: 25-Abr-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_revis..versao_final_aprovada.pdf420.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.