Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKKGJ
Type: Monografias de Especialização
Title: Indisciplina escolar
Authors: Nely de Fatima da Costa
First Advisor: Regina Auxiliadora Barros de Souza
Abstract: O Presente trabalho Indisciplina Escolar da Escola Municipal Comendador Lindolfo de Souza Dias do município de Machado - MG tem como objetivo demonstrar de que forma minimizar o problema da indisciplina na escola, analisando diversos tipos de comportamento, apontando seus aspectos e investigando suas causas. A indisciplina representa um dos principais fenômenos que geram dificuldades no contexto escolar. Esse fato vem se agravando de tal forma que nem a escola nem a família consegue solucionar o problema. Tal fenômeno é caracterizado de diversas formas, porém as ideias acerca desse tema estão longe de serem consensuais. Com o mundo globalizado de hoje a escola já não tem mais recursos para lidar com esta questão sozinha. A pesquisa envolve toda a comunidade escolar, alunos e professores que atuam na Escola Municipal Comendador Lindolfo de Souza Dias, Machado - MG. Utiliza-se da metodologia qualitativa e da pesquisa-ação. Reuniões, observações, diário, análise de documentos são instrumentos fundamentais para captar, ouvir, trocar e construir alternativas com os sujeitos envolvidos e seu entorno. A investigação indicou: falar de indisciplina é falar de um fenômeno complexo, multifacetado e que não encontra sentido único; escola e disciplina sempre estiveram associados; juízos morais e políticos sempre estarão presentes nos estudos sobre a temática, mas precisamos analisar o fenômeno (in)disciplina na sua totalidade e complexidade. Logo, é necessário: desmanchar mitos, contrapor concepções professor/aluno; aluno/aluno; equipe diretiva/professor/aluno; evitar posições extremas não dramatizar e não ignorar as questões de disciplina/indisciplina; colocarmo-nos numa perspectiva de reflexão e análise no currículo escolar; tentar entender como os discursos são construídos, desvelando-os e questionando-os; revelar (desvelar) a fragilidade da ordem escolar, localizando-a no espaço da ordem social. Para além disso, a análise dos questionamentos anteriormente apontados tem permitido ao grupo avançar na compreensão do cotidiano escolar e da questão da indisciplina.
Subject: Educação
Escolas Organização e Administração
Disciplina escolar
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKKGJ
Issue Date: 18-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

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