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dc.contributor.advisor1Maria de Fatima Cardoso Gomespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vanessa Ferraz Almeida Nevespt_BR
dc.contributor.referee1Magali Barbosa dos Reispt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Isabel de Oliveirapt_BR
dc.creatorIsabela Costa Dominicipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:56:01Z-
dc.date.available2019-08-11T06:56:01Z-
dc.date.issued2014-02-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LURJ5-
dc.description.abstractWhich is the interest of 5 years old children on literacy? Which cultural artefacts are essential for assigning meanings on literacy by children? At what time, where and when children manifest these interests? These and other questions are part of this research that aimed to investigate the meanings assigned by children of 5 years old to literacy events. For therealization of this research guided ourselves by ontologica l and epistemology conceptions from History-Cultural Psychology and Interactional Ethnography that considers the being as biological, historic, social and cultural. From this proposed dialogue, between History-Cultural Psychology and Interactional Ethnography, we also use the concepts of areas of impending development, language, culture, learning and semiotic mediation. For the construct and data analysis guided ourselves the emic and ethic perspective proposed by InteractionalEthnography and we chose the participant observation as used video recording, field notebook, and interviews with children. This research occurred at Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) in the city of Belo Horizonte during months from February and July of the year 2013. During the construction and data analysis was identified 121 literacyevents. From these literacy events we emphasize those in which children constructed hypotheses about language and writing language, those that children were protagonists and those that play and drawing were essential for meanings construction for writing language. Along analysis of literacy events, are evidenced in the classroom both autonomous literacies as ideological, as well as made explicit the children´s interest in an appropriating the written language. We completed our discussion arguing that the written learning by 5 years old children has relation with cognition and with affection. We believe that learning this languagecan provide the construction of new knowledge as well as new identities. We also noted that role of personal and social experiences of children are constituents of meanings they have given to the literacies events.pt_BR
dc.description.resumoQual o interesse das crianças de 5 anos pela linguagem escrita? Quais artefatos culturais são essenciais para que as crianças atribuam sentidos e significados à linguagem escrita? Em quais momentos, onde e quando as crianças manifestam tal interesse? Essas e outras perguntas fazem parte da presente pesquisa que, teve como principal objetivo investigar os sentidos e os significados atribuídos aos eventos de letramentos pelas crianças de uma turma de 5 anos. Para a realização dessa pesquisa nos orientamos pelas concepções ontológicas e epistemológicas da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia Interacional que, considera o sujeito como ser biológico, histórico, social e cultural. Desta orientação que consiste no diálogo entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Etnografia Interacional utilizamos também, os conceitos de Zonas de Desenvolvimento Iminente, linguagem, cultura, aprendizagem e mediação semiótica. Para a construção e análise dos dados, nos guiamos pela perspectiva éticae êmica proposta pela Etnografia Interacional e optamos pela observação participante, assim como utilizamos videogravação, caderno de campo e entrevista com as crianças. A pesquisa aconteceu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da cidade de BeloHorizonte durante os meses de fevereiro a julho do ano de 2013. Durante a construção e a análise dos dados identificamos 121 eventos de letramentos. Destes eventos de letramentos, destacamos aqueles em que as crianças construíram hipóteses sobre a linguagem e a línguaescrita, aqueles em que as crianças foram protagonistas e aqueles em que a brincadeira e o desenho foram essenciais para a construção de sentidos e significados à linguagem escrita. Ao longo das análises, desses eventos de letramentos, evidenciamos como se constituem na sala de aula, tanto os letramentos autônomos quanto os ideológicos, assim como explicitamos o interesse das crianças em se apropriarem da linguagem escrita. Por fim, consideramos que a constituição da Educação Infantil, desde seus primórdios, incitam questionamentos e tensões acerca da aprendizagem, especialmente, da linguagemescrita. Finalizamos nossa discussão argumentando que, a aprendizagem da linguagem escrita pelas crianças de 5 anos tem relação tanto com a cognição quanto com o afeto. Acreditamosque, a aprendizagem de tal linguagem pode proporcionar a construção de novos conhecimentos, assim como de novas identidades. Pudemos constatar, também, o papel das vivências pessoais e sociais das crianças como constituintes dos sentidos que elas atribuíram aos eventos de letramentos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEventos de letramentospt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subject.otherLeitura  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de crianças  pt_BR
dc.subject.otherLinguagem e educação  pt_BR
dc.subject.otherPsicologia infantil  pt_BR
dc.subject.otherPsicologia da aprendizagem  pt_BR
dc.titleA educação infantil e os eventos de letramentos em uma turma de 5 anospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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