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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Movimentos e articulações: uma análise das iniciativas de formação de educadoras/es em sexualidade na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (1989-2009)
Autor(es): Anna Claudia Eutropio Batista D''andrea
primer Tutor: Julio Emilio Diniz Pereira
primer miembro del tribunal : Mary Neide Damico Figueiró
Segundo miembro del tribunal: Célia Regina Rossi
Tercer miembro del tribunal: Miguel Gonzalez Arroyo
Cuarto miembro del tribunal: Lucia Helena Alvarez Leite
Resumen: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as iniciativas de formação de educadoras/es para o trabalho com educação em sexualidade na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte entre os anos de 1989 e 2009. Por meio de um estudo de caso do município de Belo Horizonte, realizamos sete entrevistas com funcionários aposentados ou atuantes da Prefeitura Municipal e analisamos documentos. Optamos por uma abordagem emancipatória da educação em sexualidade, o que significa lidar com o tema inserido historicamente e de uma maneira comprometida com a transformação da sociedade rumo à equidade de gênero e valorização da diversidade sexual. A feminista negra norte-americana bell hooks e os educadores brasileiros Paulo Freire e Miguel Arroyo, os estudos do campo da formação de professores e da educação em sexualidade constituíram nosso referencial de análise. Em relação aos dados empíricos, organizamos as iniciativas de formação em quatro movimentos: articulação regional, cujo expoente foi o Núcleo de Educação Afetivo-Sexual na Regional Barreiro; articulação municipal, que evidencia a existência de iniciativas de formação de educadoras/es em sexualidade em Belo Horizonte coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte; articulação intersetorial, que revela a parceria de saúde e educação no Programa BH de Mãos Dadas contra a AIDS; e, finalmente, articulação interinstitucional, em que a Universidade Federal de Minas Gerais, o Ministério da Educação, o Núcleo de Relações Étnico-raciais e de Gênero da Secretaria Municipal de Educação e os movimentos sociais se unem e promovem o projeto Educação sem Homofobia. Na análise das iniciativas, percebemos que nenhuma delas possui apenas uma abordagem da educação em sexualidade e são marcadas pelo hibridismo. Em relação aos modelos de formação docente, nossa análise reforça a importância da racionalidade crítica para a formação de educadoras/es em sexualidade. Ainda é preciso fortalecer a autoria docente nas iniciativas de formação e fazer um deslocamento real do locus de formação visando ao desenvolvimento institucional das escolas. A partir das iniciativas analisadas, compreendemos que um caminho para a formação de educadoras/es em sexualidade é a não valorização de uma única forma de expressão da sexualidade e nem a prescrição de abordagens didáticas enfatizando a criação de um processo dialógico em que saberes podem ser compartilhados, questionados, explicitados, buscando a valorização da diversidade e a legitimação da diferença. Para isso, é imprescindível compreender o debate mais amplo em que a sexualidade se insere, questionando os fundamentos político-ideológicos de uma educação em sexualidade exclusivamente preventiva.
Abstract: The research herein presented aims at analyzing the initiatives to form educators for the work in sexual education at the Municipal Educational Network of the city of Belo Horizonte, from 1989 to 2009. By means of a case study in the city of Belo Horizonte, seven interviews with retired and current employees of the city administration were carried out and documents were analyzed. An emancipating approach towards sexual education was opted, which means dealing with the issue, under a historically inserted perspective, and in a way committed to the transformation of society towards gender equality and upholding sexual diversity. Afro-American feminist Bell Hooks and Brazilian educators Paulo Freire and Miguel Arroyo, the field studies in the formation of teachers and sexual education, make up the analytical framework. Regarding empirical data, the initiatives of formation were organized in four movements: regional articulation, whose landmark was the Center of Affective Sexual Education (Núcleo de Educação Afetivo Sexual - NEAS), in the Barreiro regional administration; municipal articulation, which shows the existence of initiatives of formation of educators in sexuality in Belo Horizonte, coordinated by the Municipal Secretary of Education (Secretaria Municipal de Educação - SMEd-BH); cross-sector articulation, which reveals the link between health and education in the Program BH de Mãos Dadas contra a AIDS (BH holding hands against AIDS); and, finally, cross-institutional articulation, in which the Federal University of Minas Gerais, the Ministry of Education (MEC), the SMEd-BH Center of Ethnical-Racial and Gender Relations (Núcleo de Relações Étnico-raciais e de Gênero), and social movements gather and put forward the project Educação sem Homofobia (Homophobia-free education). By analyzing such initiatives, one realizes that none of them displays a single approach to sexual education and are all noted for their hybridism. Regarding the models of formation of teachers, the analysis reinforces the importance of critical reasoning for forming educators in sexuality. It is still necessary to strengthen the teachers role in the initiatives of formation and bring about a real shift in the locus of formation, with a view to the institutional development of the schools. Based on the analyzed initiatives, it is understood that one path for the formation of educators is to not champion a single way to express sexuality and not prescribe didactic approaches. A dialogical process is created, in which knowledge can be shared, questioned, advanced, seeking to uphold diversity and legitimacy of difference. In order to do so, it is paramount to understand the broader discussion which encompasses sexuality, questioning the political-ideological bases of an exclusively preventive sexual education.
Asunto: Educação
Educação sexual  
Professores Formação 
Sexo
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LVNW6
Fecha del documento: 23-may-2014
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